Cuidados com cabelo branco: Glória Pires entrega dois truques simples

Beleza Bem-estar
30 de Setembro, 2022
Cuidados com cabelo branco: Glória Pires entrega dois truques simples

Desde que decidiu assumir seus fios prateados, Glória Pires se tornou para seus seguidores das redes sociais uma referência de cuidados com cabelo branco. Isso porque, vira e mexe, a atriz compartilha alguns de seus segredos para manter as madeixas saudáveis e bonitas.

Desta vez, a atriz de 59 anos usou o Instagram para dividir dois truques caseiros e bem simples que têm usado ultimamente. Saiba mais!

Leia também: Afinal, o estresse influencia no aparecimento de cabelo branco?

Cuidados de Glória Pires com o cabelo branco

Glória Pires compartilhou um vídeo em seu Instagram para contar quais truques tem usado para cuidar de seus cabelos em casa.

“Hoje estou aqui para dividir com vocês de que jeito eu cuido dos meus cabelos, especialmente agora que eles estão brancos”, ela começa.

Na sequência, a atriz mostra qual é o primeiro produto: “É isso, gente! O bom e velho sabão de coco. O efeito é maravilhoso. Eu vou mostrar para vocês”.

Depois de aparecer lavando os fios no chuveiro com o sabão de coco, a artista volta com a segunda dica.

 “Lembram daquela misturinha de vinagre com água? Borrifa pelo cabelo todo, deixa agir um pouquinho e tira”, ela ensina, finalizando o processo com o secador de cabelos.

Reprodução/Instagram

Leia também: Envelhecimento capilar: conheça as principais mudanças e cuidados

Sabão de coco para o cabelo: para que serve e como usar

O sabão de coco é um produto bem conhecido para cuidados com o cabelo. O motivo: ele limpa muito bem os fios.

É importante ressaltar, contudo, que o sabão natural é mais indicado para este fim, já que ele não tem nenhum componente químico que possa causar efeitos colaterais como reações alérgicas ou ressecamento dos fios, por exemplo.

Para usá-lo, basta esfregar a barra nas mãos até fazer espuma e, depois, aplicá-la no couro cabeludo, massageando suavemente.

Faz mal usar vinagre no cabelo?

A segunda dica dada por Glória Pires foi borrifar uma mistura de vinagre e água diretamente nos fios.

O truque, que já é usado pela famosa há algum tempo, realmente oferece alguns benefícios para os cabelos.

O vinagre de maçã é capaz de selar a cutícula dos fios após a lavagem, conservando sua umidade natural e deixando-os mais brilhantes e macios. Outra vantagem de seu uso é o combate à caspa, já que o produto tem propriedades antibacterianas e antifúngicas.

Para fazer a misturinha em casa, basta colocar no borrifador uma colher de vinagre de maçã orgânico para cada 100ml de água.

Cuidados com cabelo branco

Os cabelos grisalhos e brancos pedem alguns cuidados diferentes daqueles que ainda não passaram pelo processo de perda de pigmento.

De acordo com Bruna Nunes, hairstylist do salão Jacques Janine Jardins, em São Paulo, isso acontece porque ao longo da transição de cor, os fios se tornam mais rígidos, grossos e porosos.

Essas novas características, por sua vez, levam muitas vezes a um aspecto ressecado e espetado, devido às dificuldades em absorver água e outros nutrientes essenciais responsáveis por sua maciez.

Sendo assim, a profissional apontou quais são os cuidados ideais para esse tipo de cabelo:

  • Use shampoo roxo

“Ele ajuda a evitar que os cabelos grisalhos fiquem com aspecto amarelado – o que pode acontecer porque os fios brancos ‘oxidam’ com a exposição ao sol.”

Esse produto, contudo, não deve ser usado sempre que for lavar os cabelos. O indicado é aplicá-lo cerca de duas vezes ao mês.

Leia também: Encontrou o primeiro fio de cabelo branco? Saiba o que você pode fazer

  • Use óleos

“Por ser uma haste de queratina mais consistente, ele é sempre mais grosso do que os cabelos que ainda têm cor. Por isso, muitas vezes costumam ficar espetados. O segredo é emolir com muito óleo e muita nutrição. Isso irá deixá-los com o aspecto mais sedoso e brilhante”, sugere Bruna.

  • Evite usar muito o secador e prancha

Por mais que eles possam ajudar a controlar o volume e deixar os fios mais ajeitados, estes acessórios podem prejudicar a saúde dos cabelos grisalhos.

Para que eles não fiquem secos ou até mesmo queimados, use um bom protetor térmico nos fios antes de secar ou alisar, além de um leave-in com proteção solar.

Fonte: Bruna Nunes, hairstylist do salão Jacques Janine Jardins, em São Paulo.

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Ana Paula Ferreira
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em beleza e bem-estar.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina