Cuidados de beleza na primavera: 5 coisas que você precisa saber para essa estação

Beleza Bem-estar
22 de Setembro, 2022
Cuidados de beleza na primavera: 5 coisas que você precisa saber para essa estação

Assim como acontece nas outras estações do ano, é preciso adaptar os cuidados de beleza na primavera para que a pele se mantenha bonita e saudável mesmo com as mudanças do clima.

Por ser um período de temperaturas quentes e frias, mas sem os extremos do verão e do inverno, é comum surgirem algumas dúvidas sobre o skincare ideal.

Para esclarecer todas essas questões, veja a seguir 5 coisas que você precisa saber sobre os cuidados de beleza na primavera!

Leia também: Tipos de vitamina C para a pele: pura ou derivada, qual é melhor?

Dicas de cuidados de beleza na primavera

Primavera é uma estação do ano em que temos dias quentes e frios, mas com temperaturas mais amenas, ou seja, nada daquele calor que faz a pele ficar mais oleosa ou do frio que causa ressecamento.

Por conta disso, é importante adaptar a rotina de skincare para que a cútis fique bem tratada por esse período, chegando no verão cheia de saúde.

Confira algumas dicas com cuidados de beleza na primavera:

  • Mantenha a hidratação da pele

A primavera não tem dias tão frios quanto no inverno e outono. Porém, ainda assim a hidratação precisa acontecer. Para isso, o ideal é usar produtos para seu tipo de pele.  

“O melhor para pele oleosa, por exemplo, é o sérum ou o gel. O creme, por sua vez, é bom para a pele seca. As peles sensíveis, como as com rosácea, precisam de ativos calmantes, enquanto as oleosas pedem ativos que regulem a produção de sebo”, aponta a dermatologista Paola Pomerantzeff.

Leia também: Esqualano: saiba tudo sobre o ativo da vez para hidratar a pele

“Também é bom usar os antioxidantes, que vão ajudar a prevenir e tratar os danos causados pelo sol, combatendo os radicais livres e retardando o envelhecimento. Nos cosméticos, os antioxidantes mais populares são as Vitaminas E e C”, ela indica.

Além disso, outro ativo que funciona muito bem em todas as estações é o ácido hialurônico.

  • Use ácidos, mas com cautela

“Os ácidos estimulam a renovação celular da camada mais externa da pele, deixando a pele mais luminosa e com uma textura mais uniforme”, explica o dermatologista Daniel Cassiano.

De acordo com ele, é possível usar os ácidos retinóico e glicólico, além dos retinoides, mas sempre com cautela e indicação de um médico.

Leia também: Conheça quais são os benefícios dos diferentes tipos de ácidos para a pele

“O profissional é quem pode orientar o uso correto dos ácidos renovadores, com a aplicação após hidratantes, concentração e frequência adequadas”, ele diz.

E continua: “Além disso, filtros solares tonalizados que protegem contra a radiação UV e a luz visível são boas opções. Dessa maneira, evitamos a irritação da pele e a possível hipercromia pós-inflamatória, principal preocupação do uso dos ácidos nas estações mais quentes”.

Vale lembrar que, para quem não quer usar ácidos, há a opção de renovar a pele de forma mais superficial através da esfoliação.

  • Hidrate o organismo

Com a chegada dos dias mais quentes, é importante garantir que o organismo já esteja bem hidratado. Por isso, além da ingestão de líquidos, o ideal é adicionar à alimentação frutas ricas em água.

“É através da alimentação que adquirimos os nutrientes necessários para manutenção da saúde e longevidade, inclusive da pele. Os alimentos têm nutrientes que fazem bem para a integridade, elasticidade e firmeza do tecido cutâneo”, destaca a dermatologista Jaqueline Zmijevski.

Leia também: Cuidados de beleza na primavera: alimentos da estação e benefícios de cada um

De acordo com a médica, a melancia, o melão e o abacaxi são ótimas opções, pois têm 90% de água em sua composição.

“A melancia é rica em carotenoides como o licopeno, que ajuda a proteger a pele dos danos oxidativos causados pelo sol e assim evitar o envelhecimento precoce do tecido cutâneo. O melão, por sua vez, tem muitos minerais, vitaminas como a C, carotenoides e polifenóis, que trazem benefícios e proteção à pele, unhas e cabelo”, explica a médica nutróloga Marcella Garcez.

Já o abacaxi tem um alto teor de vitamina C. Por conta disso, ele é perfeito para dar brilho, melhorar o tom da pele e ter ação antioxidante potente.

  • Invista na fotoproteção

Se mesmo no frio é indicado usar protetor solar todos os dias, na primavera esse cuidado é ainda mais importante.

“A exposição ao sol faz mal para a pele de várias formas. Mas, quando a exposição é crônica, há um dano cumulativo, com lesões inclusive no DNA das células. Isso, portanto, provoca reações de mutação celular, causando o envelhecimento precoce, inflamação, melasma e até mesmo o aumento do risco de ter câncer de pele”, alerta a dermatologista Mônica Aribi.

Leia também: Qual o melhor protetor solar para cada tipo de pele? Aprenda como escolher o produto

“Quando pensamos em prevenção de câncer de pele e envelhecimento precoce, qualquer protetor solar com FPS maior ou igual a 30, aplicado de forma certa, cumprirá bem seu papel. O produto deve ser usado em todas as partes do corpo que ficam expostas e sua textura vai depender do tipo de pele do paciente”, complementa Jaqueline.

  • Procedimentos estéticos também podem ajudar

Seja os menos ou mais invasivos, os tratamentos estéticos também são aliados dos cuidados com a pele na primavera. É comum, inclusive, que as pessoas começarem a fazer os procedimentos justamente nessa estação, que antecede a temporada mais quente do ano.

Entre as opções mais populares, técnicas para combater a celulite, estimular o colágeno e reduzir a gordura localizada são as mais escolhidas. Assim, a radiofrequência, o T Sculptor, as injeções redutoras e o bioestimulador de colágeno injetável são alguns dos métodos usados para tratar essas queixas, segundo os profissionais.

Fontes: Daniel Cassiano, dermatologista; Jaqueline Zmijevski, dermatologista; Paola Pomerantzeff, dermatologista; Mônica Aribi, dermatologista; Marcella Garcez, médica nutróloga.

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Ana Paula Ferreira
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em beleza e bem-estar.

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa