Tipos de vitamina C para a pele: pura ou derivada, qual é melhor?

Beleza Bem-estar
05 de Setembro, 2022
Tipos de vitamina C para a pele: pura ou derivada, qual é melhor?

Não é de hoje que a vitamina C se tornou um dos ativos preferidos de quem gosta de cuidar da pele. Para usá-la da melhor forma e conseguir os benefícios desejados, contudo, é necessário conhecer os tipos de vitamina C.

Afinal, o que difere os produtos que possuem o ingrediente puro daqueles que têm seus derivados na formulação? Confira!

Leia também: Melhores vitaminas para a pele: quais são?

Benefícios da vitamina C para a pele

A vitamina C é um ativo poderoso que conquistou espaço no skincare de muitas pessoas por oferecer muitos benefícios para a saúde da pele.

De acordo com a dermatologista Cláudia Sandri, alguns deles são:

  • Auxílio no aumento da produção de colágeno;
  • Clareamento de manchas;
  • Proteção contra a radiação ultravioleta;
  • Combate ao envelhecimento precoce da pele.

Para que a vitamina funcione, contudo, é necessário que ela esteja com os níveis ideais no organismo. Desta forma, além da alimentação, que favorece esses benefícios de uma forma secundária, há ainda a necessidade de usar o ativo de forma tópica, ou seja, através de dermocosméticos.

“A melhor indicação de uso da vitamina C é logo pela manhã, quando é possível extrair o máximo de seus benefícios. O ideal é passar a vitamina antes do protetor solar, porque ela tem a capacidade de potencializar a ação do protetor”, explica a dermatologista, ressaltando que a partir dos 20 anos de idade já é possível incluir o produto na rotina de skincare.

Leia também: Niacinamida e vitamina C podem ser usadas juntas?

Qual a diferença entre a verão pura e derivada?

Antes de adicionar o ativo na rotina de skincare, é importante saber que é possível encontrar dois tipos de vitamina C diferentes: a pura e a derivada, sendo sua principal diferença a concentração do ácido L-ascórbico – nome químico do ativo.

De acordo com Cláudia, é comum que os pacientes prefiram a versão pura da vitamina. Contudo, embora ela realmente seja mais eficaz em alguns casos, nem sempre é a melhor indicação.

“A vitamina C derivada é um pouco menos potente, pois o resultado é mais demorado. Porém, em casos de peles mais sensíveis ou com muita acne, por exemplo, essa é a melhor opção”, explica a médica.

Além de ser ter um preço mais acessível do que a versão pura, outro benefício da vitamina C derivada é que ela pode ser combinada com outros ativos para potencializar ações como redução de manchas escuras, suavização de rugas e linhas de expressão e até mesmo a proteção do filtro solar, por exemplo.

Por mais que as duas versões trabalhem de formas diferentes, contudo, vale ressaltar que elas oferecem os mesmos benefícios para a pele.

Portanto, o ideal é sempre buscar um dermatologista antes de iniciar o uso de qualquer dermocosmético, para receber as orientações corretas de acordo com o seu caso.

Fonte: Cláudia Sandri, dermatologista, de Maringá, Paraná.

Sobre o autor

Ana Paula Ferreira
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em beleza e bem-estar.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas