Couve-de-folhas: Benefícios e como consumir o vegetal
A couve-de-folhas vem ganhando popularidade nos últimos anos, incrementando saladas com suas ricas propriedades. Fonte de fibras, vitaminas, minerais (especialmente o ferro) e antioxidantes, o vegetal é um poderoso aliado da dieta detox.
O gosto amargo pode não agradar a todos. Mas, a hortaliça ainda ajuda a prevenir o câncer e doenças oftalmológicas, entre outros benefícios. O alimento também faz parte do grupo de alimentos prebióticos, grandes responsáveis pelo bom funcionamento do intestino.
Tem poucas calorias e quase nenhuma gordura, sendo muito adequada para regimes de emagrecimento. Saiba mais.
Benefícios da couve-de-folhas
Fortalece a imunidade
Abundante em sais minerais diversos, mas principalmente em ferro e potássio, e em vitaminas importantes, a couve-de-folhas, assim como outras variedades de couve, ajuda a fortalecer a imunidade, garantindo mais eficiência à ação protetora do sistema imunológico.
Leia mais: Motivos para colocar couve na sua dieta
Combate a anemia
Ainda, por ser principalmente rica em ferro, o mineral diretamente ligado à saúde do sangue, ajuda a prevenir, bem como combater a anemia – redução na quantidade de hemoglobina, o que causa a redução do fluxo de oxigênio para os órgãos.
Leia também: Anemia: Alimentos que ajudam a combater
Melhora o funcionamento intestinal
Também, lotada de fibras em sua composição, a couve-de-folhas age como um prebiótico, ou seja, promove a melhora do funcionamento intestinal e previne a constipação. Ainda, é possível dizer que, dessa forma, também é um alimento que ajuda no emagrecimento, pois combate e previne o inchaço e promove uma prolongada sensação de saciedade.
Favorece a saúde dos ossos
Além do ferro, essa folha também é fonte de cálcio, mineral essencial para a saúde óssea. Por isso, consumi-la pode ajudar a fortalecer os ossos, bem como os músculos, as unhas e os cabelos.
Leia mais: Alimentos que contêm mais cálcio do que leite