Felipe Neto recebe críticas por “ver calorias do que come”
O youtuber Felipe Neto vem compartilhando nas suas redes sociais as mudanças de hábitos que adotou há cerca de 10 meses. Em fotos que posta, ele mostra os resultados da perda de gordura e do ganho de massa magra depois que começou a praticar exercícios de forma regular e se alimentar melhor.
Contudo, o empresário também já deixou claro que está fazendo tudo isso com equilíbrio — e que não abre mão de momentos prazerosos como comer pizza e doces de vez em quando. Mesmo assim, ele desabafou recentemente sobre críticas que recebeu ao dizer no Twitter que seu sonho era “uma castanha-do-pará com pouca caloria.”
“Twitter tá intragável. Respondi um tweet dizendo que meu sonho era uma castanha-do-pará com pouca caloria. Teve gente p* porque eu vejo caloria do que EU como”, disse.
Não é o caso de Felipe Neto, mas algumas pessoas defendem que contar calorias é a melhor forma de emagrecer. Será que é bem assim?
O que promove o emagrecimento
Cientificamente, queimar mais calorias do que você consome causa perda de peso, e por esse pensamento, algumas dietas e planos alimentares se embasam na contagem calórica para gerar emagrecimento.
Como já dissemos, não é o caso do youtuber, mas a principal questão por trás disso é que alguns profissionais de nutrição são reticentes a essa metodologia nutricional, e defendem que contar calorias nem sempre se traduz em controle de peso a longo prazo. Pior ainda: a estratégia pode fazer você se sentir privado e levar a uma alimentação desordenada.
Nem todas as calorias são iguais
Não é de hoje que se sabe que a qualidade das calorias que se ingere – assim como o equilíbrio e o sincronismo dos macronutrientes – afeta o metabolismo, a saciedade e a maneira como o corpo utiliza calorias.
O corpo absorve mais calorias dos alimentos processados ou quebrados de sua forma natural. Por exemplo, 300 calorias de um bolo feito com farinha e açúcar refinados não afetam o organismo da mesma maneira que 300 calorias de aveia cozida com amêndoas e mirtilos.
Para quem vive uma vida saudável, com exercícios, segue uma dieta equilibrada e quer perder peso, a dieta CiCo (isto é, que conta calorias) pode funcionar. Da mesma forma, comer muitos vegetais, frutas e proteínas enquanto permanece dentro da porção calórica diária vai melhorar a saúde e ajudará a emagrecer. Mas consulte um nutricionista antes de iniciá-la para garantir que o corpo esteja recebendo todos os nutrientes certos.
Leia também: Dieta TLC: O que é e como fazer
Contar calorias vale a pena?
Em vez de calcular as calorias de cada alimento que come, os profissionais de saúde recomendam praticar a “consciência calórica”. Olhe para o seu prato e pergunte a si mesmo: tenho carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis e vegetais? As partes de cada uma parecem razoáveis? E os vegetais ocupam a maior parte do prato?
O desenvolvimento desse tipo de consciência calórica pode ajudar a obter um bom equilíbrio de nutrientes para nutrir seu corpo, enquanto continua no caminho certo para perder peso.
A contagem calórica, no entanto, pode ser um ponto de partida para se observar de onde as calorias estão vindo. Será que elas estão sendo ingeridas na forma de salgadinhos refinados e bebidas açucaradas? A ideia é que essas calorias sejam usadas para uma alimentação mais inteligente e saudável, sempre, é claro, com a orientação de um profissional.
Leia também: Dieta Whole30: O que é, como fazer e cardápio