Como temperar peixe para fritar, assar e cozinhar
Com a Páscoa se aproximando, receitas com peixe são cada vez mais procuradas. Isso porque o alimento é tradicional e faz sucesso durante a celebração. E se você sempre fica em dúvida sobre como temperar peixe e deixar a sua carne bem suculenta e saborosa, saiba que algumas ervas, especiarias e até frutas podem te ajudar. Afinal, aproveitar uma refeição rica em sabores é sempre a melhor escolha!
Que tempero é bom para peixe?
Existem diversas opções de temperos que vão muito bem com peixes e frutos do mar. Contudo, alguns ingredientes são considerados fundamentais, não importa o tipo de preparação que você vai fazer — seja assado, grelhado, refogado… Alho amassado, sal e pimenta-do-reino podem servir como base do seu tempero, pois acentuam o sabor da carne sem dominar o paladar. Aí, a partir deles, você pode adicionar outros itens para deixar o prato com o gosto que deseja:
- Ervas: as ervas frescas são as melhores. Aposte em alecrim, cebolinha, salsinha, coentro, endro, dill, estragão ou manjerona;
- Especiarias: já com relação às especiarias, açafrão, gengibre em pó e erva-doce funcionam muito bem;
- Frutas: trazem um dulçor para o prato. As melhores são as mais cítricas, como limão, laranja, maracujá e abacaxi;
- Pimentas: por fim, as pimentas dão o toque picante que muita gente ama. Pimenta-calabresa, pimenta-preta, dedo-de-moça, biquinho e até pimentões oferecem diferentes níveis de calor — a escolha vai depender da preferência individual.
Leia também: Como temperar salmão? Dicas para deixar o peixe ainda mais saboroso
Outra opção é temperar o peixe de acordo com a preparação que você vai fazer. Confira algumas ideias:
Como temperar peixe para fritar
Para o peixe frito, uma boa receita é combinar 1/2 xícara de salsinha, um dente de alho amassado, 1/2 xícara de suco de limão, pimenta e sal a gosto. Basta passar o alho em todos os filés, salpicar a salsinha e o cheiro verde por cima. Em seguida, vale dar o toque final com o suco do limão, o sal e a pimenta. Deixe marinando por 10 minutos, assim, a carne pega bem o gosto do tempero.
A gente sabe que a fritura não é o método de cocção mais saudável, não é mesmo? Por isso, para minimizar os danos, tente substituir por azeite — e em pouca quantidade, não precisa mergulhar o peixe no óleo.
Sugestões de peixe para fritar:
- Merluza;
- Pescada;
- Cação;
- Tilápia.
Como temperar peixe para assar
Por outro lado, no peixe assado, a mistura de 6 dentes de alho amassados, uma colher (sopa) de alecrim picado e sal a gosto já deixa a proteína com um sabor delicioso. Em seguida, deixe marinando por 10 minutos e, na hora de colocar no forno, não se esqueça de untar a assadeira. O limão é a combinação perfeita para deixar o peixe com aquele aspecto “molhadinho” e suculento.
Leia também: Como fazer batata-doce no micro-ondas? Receita leva até 10 minutos!
Sugestões de peixe para assar:
- Robalo;
- Salmão;
- Atum;
- Anchova;
- Bacalhau.
Além disso, a combinação de várias ervas fica incrível no preparo do peixe, tanto frito quanto assado. Alecrim, coentro, louro, manjericão, tomilho e sálvia, por exemplo, formam uma pasta deliciosa quando batidas no liquidificador. Neste caso, a mistura deve ficar descansando por meia hora no peixe antes do preparo.
Como temperar peixe para cozinhar
Em peixes cozidos, o processo do tempero pode acontecer na hora do preparo, enquanto o caldo é feito e o sabor passa para a carne. Por fim, para deixar o ensopado mais completo, é indicado utilizar alho, cebola, coentro, manjericão, azeite de dendê, pimentão (de todas as cores) e leite de coco.
Qual o melhor molho para peixes?
Para quem gosta da mistura doce, salgado e ácido, um molho agridoce pode garantir um toque leve e sofisticado. Maracujá, laranja, manga e abacaxi são frutas que combinam muito bem com peixes e frutos do mar. Confira uma ideia de preparo:
- 1 maracujá;
- 100ml de água;
- Noz-moscada;
- 50ml de azeite;
- 2 col (sopa) de açúcar;
- 1/2 cebola.
Primeiramente, rale a cebola e doure no azeite em uma frigideira. Então, acrescente o açúcar e mexa até derreter. Assim que tudo estiver homogêneo, coloque a polpa do maracujá (junto com as sementes se você gostar) e mexa bem. Finalize com a água, noz-moscada e continue mexendo até engrossar. Apenas tente ter moderação na hora de servir, porque o molho carrega uma quantidade considerável de calorias.
Essa receita vai muito bem com salmão e peixes brancos como a tilápia.