Como temperar macarrão: Molhos práticos e saborosos

Alimentação Bem-estar
16 de Agosto, 2021
Como temperar macarrão: Molhos práticos e saborosos

Quem resiste a um bom macarrão? Ele pode ter formatos diferentes e receber os mais diversos tipos de molhos e temperos para ser incrementado. Mas, o fato é que é um alimento prático que permite a quem o prepara abusar da criatividade e dos sabores. Uma vez cozido, o macarrão pode ser temperado apenas com azeite, pode receber pedacinhos de tomate e manjericão ou até servir de base para molhos de todos os tipos. Assim, reunimos algumas sugestões práticas e saborosas para quem quer servir um macarrão com tempero nota 10 sem perder muito tempo na cozinha. Confira como temperar macarrão:

Como temperar macarrão

Primeiro, vale ficar esperto com a escolha da massa. Isso porque as do tipo refinado não são opções tão boas assim para a nossa saúde: costumam ter menos fibras e nutrientes. O segredo, então, é apostar no macarrão integral. Ele é absorvido lentamente pelo organismo, liberando a energia aos poucos na corrente sanguínea. Como consequência, você tem a sensação de saciedade por mais tempo.

Macarrão com ervilhas e frango desfiado

Essa receita é bastante simples e tem tudo para agradar. Uma vez cozido o macarrão, que pode ser de qualquer tipo, basta misturar duas colheres de azeite, uma xícara de ervilhas e 200 gramas peito de frango (sem a pele) desfiado. Por fim, pode finalizar com salsinha e cebolinha para garantir um gostinho a mais.

Como temperar macarrão com legumes

O macarrão pode ser uma excelente alternativa para quem quer consumir um pouco mais de legumes no dia a dia. Assim, basta acrescentá-los ao tempero. É só cozinhar um pacote da massa e depois refogar azeite e cebola em outra panela. Ou seja, adicione cenouras cortadinhas, abobrinha ralada e cozinhe. Em seguida, adicione fatias de repolho e suco de limão. Por fim, acrescente orégano a gosto e misture tudo com o macarrão.

Outra dica que muita gente ama é o famoso macarrão de abobrinha. Para isso, basta cortar o ingrediente em tiras longas e finas (um descascador de legumes pode ajudar), colocar a abobrinha em um peneira e misturar com 1/2 colher (chá) de sal. Depois, deixar escorrer de 15 a 30 minutos e apertar suavemente para remover o excesso de água.

Macarrão ao alho e óleo

O macarrão ao alho e óleo é muito saboroso e um dos mais simples de fazer. Basta amassar alguns dentes de alho formando uma pasta. Assim, junte algumas colheres de azeite (uma alternativa mais saudável ao óleo) e frite em fogo médio até dourar. Por fim, adicione sal a gosto e depois jogue o macarrão cozido sobre a mistura. 

Macarrão com tomate-cereja e manjericão

Que tal incrementar o macarrão com tomatinhos-cereja e manjericão? É muito simples: separe 1 dente de alho, meia xícara de tomates-cereja cortados ao meio e algumas folhas de manjericão. Em uma frigideira, aqueça um pouco de azeite, junte o alho e adicione os tomates. Assim, tempere com sal a gosto e pimenta-do-reino se desejar. Aí, basta juntar a mistura ao macarrão cozido e acrescentar as folhas de manjericão. 

Macarrão ao pesto

Como temperar macarrão

De sabor marcante, o molho pesto não passa despercebido e pode dar um toque especial ao macarrão. Mas, para prepará-lo, amasse com um pilão (ou no liquidificador) algumas folhas de manjericão, duas colheres de sopa de nozes, 2 dentes de alho e sal grosso. Acrescente pitadas de parmesão e provolone ralados e, por fim, vá adicionando uma xícara e meia de óleo ou azeite. Feito isso, basta juntar o molho ao macarrão cozido.

Se preferir uma versão menos calórica, vale apostar no molho pesto de abacate: misture abacate, manjericão, pistache, suco de limão, pimenta e uma pitada de sal em um processador de alimentos. Bata até ficar bem picado, em seguida, adicione 1/4 xícara de azeite e processe até ficar homogêneo. 

Como temperar macarrão com queijo 

Macarrão e queijo são uma mistura que combina bem. Além disso, o melhor é que dá para incrementar a massa de forma rápida, sem que seja apenas jogando queijo ralado em cima. Assim, essa receita leva apenas meia caixa de creme de leite, duas fatias de mussarela, meia cebola picada e meio dente de alho. Basta refogar a cebola e o alho, adicionar o creme de leite e ir juntando pedaços de mussarela na mistura até derreter. Na sequência, adicione o macarrão depois de cozido e aprecie o sabor.  

Confira todas as receitas com massa da Vitat

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!