Como perder barriga depois dos 30 anos: dicas
Se você já percebeu que fica mais difícil perder barriga depois dos 30 anos, saiba que não é apenas impressão. Pois, o corpo muda com o passar do tempo, e os sinais ficam mais evidentes na pele e até nos cabelos. Internamente, também ocorrem transformações.
A principal mudança é o ritmo do metabolismo basal, que fica mais lento ao longo dos anos. Isso significa que ocorre uma diminuição na quantidade de calorias queimadas em repouso. Mas, claro, o envelhecimento é diferente para cada pessoa, é algo muito individual. Essas diferenças podem ser fisiológicas, genéticas, culturais, de gênero, estilo de vida e, até mesmo, condição socioeconômica.
Como perder barriga depois dos 30 anos: o que acontece com o corpo
Normalmente, nota-se a dificuldade de emagrecer com a idade a partir dos 30 anos, que é quando os níveis hormonais começam a sofrer uma redução, o que pode contribuir para o ganho de peso ou dificultar o emagrecimento. A cada década, o metabolismo diminui cerca de 2 a 5%.
Além disso, com o avançar da idade, ocorre a perda de massa muscular, que prejudica ainda mais o funcionamento do metabolismo.
A dica é fazer um trabalho de força mais intenso para trocar gordura por massa magra, o que ajuda a manter a taxa metabólica regulada.
Vale também ajustar o tipo de alimentação. Pode ser necessário incluir ou retirar alguns alimentos da dieta ou reduzir a quantidade de calorias ingeridas ao longo do dia.
Assim, para perder barriga depois dos 30 será preciso mudança de hábitos, como melhorar a alimentação, ter mais qualidade no sono e inserir atividades físicas. Porque não dá pra emagrecer tendo o mesmo comportamento e a mesma rotina.
Dicas práticas
- Beba muita água
- Mexa-se
- Escolha sempre comida de verdade
- Além disso, tenha foco
- Controle o tamanho das porções
- Concentre-se no que está comendo
- Por fim, cuidado com as refeições noturnas
Leia também: Como montar uma geladeira saudável