Como montar uma tábua de frios e deixar seus convidados com água na boca
:format(webpp))
Uma mesa bem organizada sempre causa uma boa impressão. Seja um jantar romântico ou apenas uns drinks com os amigos, alguns macetes simples deixarão o ambiente muito mais sofisticado. Uma boa dica é a famosa tábua de frios: apesar de elegante, você não precisa passar horas na cozinha para prepará-la. Veja, então, como montar uma tábua de frios de respeito:
Como montar uma tábua de frios
1 – Proteínas
Elas acrescentam à refeição sabores mais intensos, salgados e defumados. Geralmente, as pessoas apostam nas carnes embutidas (salame, presunto, mortadela, calabresa, lombo, rosbife e peito de peru) e curadas (copa, bacon, toucinho e pastrami).
Contudo, se os seus convidados forem veganos ou vegetarianos, opte por alimentos que não levam ingredientes de origem animal. Bons exemplos são os cogumelos e o tofu.
Por fim, para organizar as proteínas, vale fazer pequenos rolinhos com as carnes e colocá-las lado a lado. Pequenas plaquinhas com o nome de cada uma ajudam na hora de identificar.
2 – Como montar uma tábua de frios: Queijos
Na hora de fazer a seleção de queijos, você pode ir para um lado mais nacional, optando pelos tipos serrano, canastra, colonial, araxá, serro, coalho e marajá. Ou, então, escolher os internacionais, como parmesão, roquefort, brie, gouda e o queijo mussarela.
Vale prezar pelo equilíbrio na hora de comprar — afinal, as pessoas tendem a ter paladares variados. Por isso, inclua queijos com sabores mais fortes (parmesão e roquefort), mas também aqueles mais suaves (mussarela).
Leia também: Como fazer a rabanada perfeita? Truques que surpreenderão seus convidados
3 – Torradas
Nada melhor do que uma torradinha bem crocante e fresquinha para acompanhar, não é mesmo? Você pode comprar pronta no supermercado ou preparar rapidamente em casa, usando o pão que sobrou do café da manhã, um pouco de azeite e orégano.
Mas não precisa ficar só na torrada, viu: palitinhos de biscoito e até de vegetais variados (cenoura, pepino e salsão, por exemplo) também são ótimas pedidas.
4 – Como montar uma tábua de frios: Oleaginosas
Pistache, nozes, amêndoas, macadâmia, castanha-de-caju e castanha-do-Pará, por exemplo, dão um toque mais sofisticado e são ótimas para beliscar!
5 – Conservas, patês e geleias
Seja na torrada, no queijo ou na proteína, as conservas, os patês e as geleias ficam uma delícia e trazem aquela textura mais cremosa.
Leia também: Dicas para economizar gás de cozinha
6 – Frutas
Por fim, mas não menos importante, as frutas geralmente fazem parte da tábua. Uva-verde, morango, damasco seco, passas, pera, figo, mirtilo e tâmara são as mais famosas.