Como limpar o tapete corretamente: dicas e receitinhas caseiras
Pisar em um tapete bem fofinho sempre traz uma sensação de conforto. O item decorativo deixa o ambiente mais atrativo e aconchegante, contudo, não pode ser esquecido na hora da higienização da casa! Isso porque saber como limpar o tapete ajuda a melhorar a saúde de quem mora no local!
Pode dar um trabalhão limpar corretamente os tapetes, afinal, alguns podem ser bem pesados e precisam de um bom espaço para a limpeza. A melhor dica é lavar sempre de maneira manual. Não coloque a peça na máquina de lavar, pois, se for muito pesada, pode estragar a máquina e também o item. Aqui, o melhor é colocar a mão na massa com a ajuda de uma vassoura limpa, específica para esse único trabalho.
Leia também: Por que não devemos deixar de limpar a sacada de casa
Mas, antes de tudo, o primeiro passo para garantir aquela higiene perfeita é começar aspirando o item. O seu tapete tem alguma mancha? Então, a mistura de detergente neutro e água ajuda na remoção. Além disso, misturar um pouco de água oxigenada com bicarbonato de sódio também é uma boa pedida. Neste caso, aplique somente no local da mancha e espere uns minutinhos para fazer efeito. Depois, remova com um pano ou papel-toalha.
Usar o clássico sabão líquido e água para higienizar o acessório é o ideal. Aí sim, entra a vassoura! Se não tiver, use uma escova macia e esfregue todo o tapete. Depois, basta enxaguar bem, para que não fique nenhum resquício de sabão no material.
Limpeza a seco
Se o lugar em casa não é propício para a lavagem, fazer a limpeza a seco pode ser a melhor saída. Para isso, misture bicarbonato de sódio e amido de milho nas mesmas quantidades. Em seguida, passe por todo o tapete. Essa fórmula absorve a sujeira do item! Por fim, basta retirar a mistura com um aspirador de pó.
Se possível, a cada 6 meses, envie o tapete para uma empresa especializada em limpeza profunda. Para tirar o mau cheiro causado pelos animais ou pela umidade, use uma mistura de bicarbonato de sódio e cravo ou lavanda. Passe pelo tapete e aspire logo após!
Qual é a importância de limpar corretamente o tapete?
Os tapetes são gramdes acumuladores de poeira, o que os torna uma boa morada para os ácaros, bichinhos alérgenos que podem agravar sinusite, bronquite, rinite e afins. Sendo assim, a limpeza do item promove não só uma boa sensação para o ambiente, mas também melhorias para a saúde de quem se depara com o acessório.
Além disso, é muito importante deixar que o tapete seque por completo e muito bem. Deixe em um ambiente muito arejado e não guarde se alguma parte estiver úmida. A umidade pode causar a proliferação de bactérias e, dessa forma, seu item não estará totalmente limpo.