Como secar a louça da forma correta: com um pano ou naturalmente?

Bem-estar Casa
16 de Março, 2022
Como secar a louça da forma correta: com um pano ou naturalmente?

Terminou de lavar vários copos, pratos e panelas, e não sabe se os deixa secar naturalmente ou, então, parte para o pano de prato? Veja como secar a louça da forma correta e evitar a contaminação dos objetos:

Em 2018, um estudo da Universidade de Mauritius mostrou que os micro-organismos presentes nos panos de prato e toalhas de mesa podem causar diversas doenças. Para as análises da pesquisa, foram testados 100 tecidos usados durante um mês. 49% deles apresentavam micro-organismos que geram intoxicação alimentar.

Leia também: Como tirar mofo do guarda-roupa e neutralizar os odores?

Como secar a louça?

O correto mesmo é deixar a louça secando naturalmente! O costume de enxugar os utensílios com o pano de prato é antigo, contudo, a melhor opção é colocar as peças no escorredor. Com o pano, alguns materiais (como o próprio tecido ou poeira) podem acabar passando para copos, pratos e panelas. Isso pode sim contaminar a louça. Se não pretende esperar tanto tempo para a secagem da louça, uma opção viável é usar o papel-toalha, que deve ser descartado em seguida.

Leia também: Rituais noturnos que garantem uma manhã tranquila

Além da poeira e dos materiais do tecido, geralmente, o pano de prato também é o mesmo usado para a secagem das mãos ou para a manipulação de utensílios na cozinha. Por isso, é importante trocar frequentemente o item para evitar a proliferação de bactérias. Além disso, mantenha sempre um pano para cada função. 

Uma dica para evitar a proliferação dessas bactérias nas louças e na cozinha é lavar os itens com frequência — deixá-los de molho na água com bicarbonato de sódio ajuda a tirar as manchas. Além disso, também é ideal secar a pia após a lavagem das louças, afinal, o ambiente úmido se torna uma casa perfeita para micro-organismos e até insetos.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa