Como separar o lixo doméstico corretamente

Bem-estar Casa
27 de Abril, 2022
Como separar o lixo doméstico corretamente

Para manter a higiene e a limpeza da casa, um dos passos mais importantes é o descarte correto do lixo. Acumular esses materiais e resíduos atrai vários insetos e fungos, que podem ser bem prejudiciais para a saúde. Por isso, separar o lixo doméstico auxilia o bem-estar das pessoas da casa e também o meio-ambiente!

Dados de 2020 (divulgados em 2021) do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil mostraram que cada brasileiro produz cerca de 379,2kg de lixo por ano. Essa quantidade corresponde a mais de 1kg por dia. Em 2019, o Brasil foi o 4º país que mais produziu lixo em todo o mundo, de acordo com o Fundo Mundial para a Natureza (WWF).

Leia também: Como eliminar baratas da casa — e prevenir o aparecimento dos insetos

Como separar o lixo doméstico 

Em casa, é possível separar os lixos orgânicos dos não-orgânicos, que não são de origem vegetal ou animal. Além disso, também é preciso separar o que pode ser reciclado e o que não. Por exemplo: garrafas PET, embalagens plásticas, vidro, papelão e alguns outros materiais podem ser reciclados, mas absorventes usados, papel higiênico, comida temperada, latas de aerossol, inseticida, papel com gordura, fraldas, espelhos e lâmpadas, não.  

Sendo assim, o primeiro passo para organizar e não correr riscos de misturar esses lixos é separar lixeiras, mesmo que pequenas, pela casa. Se for uma opção, colocar faixa marrom para os não orgânicos e outra lixeira ao lado, mas com uma faixa verde para os recicláveis, ajuda bastante. 

Ao separar embalagens recicláveis, é sempre interessante passar uma água no material antes de levá-lo ao lixo. Assim, além de facilitar o processo no meio-ambiente, você também evita a proliferação de micro-organismos e o mau-cheiro de produtos ou comidas em casa. 

Os resíduos orgânicos podem ser reaproveitados em casa mesmo. Se tiver uma plantação ou uma horta por perto, eles podem ser usados como fertilizante naturais por meio da compostagem

E o lixo que não se encaixa nessas opções? 

Algumas ONGs e pontos de recolhimento recebem óleo de cozinha, latas de inseticida, baterias, pilhas e eletrônicos num geral. O óleo pode ser utilizado para o preparo de sabão, uma receita bem tradicional e muito ensinada pelas avós! Para remédios, não jogue fora nos sacos de lixo, afinal, animais de rua podem acabar consumindo. Entregue-os direto nos postos de saúde e farmácias.  

Por fim, para ser mais sustentável, opte por abrir mãos das sacolas de plástico e investir em reutilizáveis, além de preferir louças de vidro ou porcelana no lugar das descartáveis. 

Dica útil: Optar pelo estilo de lixeiras recicláveis (seis latões específicos para cada material) facilita ainda mais a separação do lixo no dia a dia. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond