Como eliminar baratas da casa — e prevenir o aparecimento dos insetos

Bem-estar Casa
25 de Abril, 2022
Como eliminar baratas da casa — e prevenir o aparecimento dos insetos

O lar é um ambiente de aconchego e descanso, por isso, ficar em paz no local é o que muitos desejam depois de atividades cansativas. Mas alguns incômodos podem acabar com essa calmaria — sendo as baratas um deles! O inseto, por menor que seja, causa até terror em quem tem medo. Saber como eliminar baratas da casa é essencial, especialmente para quem mora sozinho. 

Há quem identifique a presenta do inseto pelo “cheiro de barata”, contudo, não é todo mundo que conta com essa habilidade. Sendo assim, é preciso identificar os esconderijos e os focos do inseto na casa. Manter a limpeza da casa e dos armários também é necessário, pois a barata adora lugares úmidos e quentes. 

Além dos clássicos sprays inseticidas e venenos próprios para a exterminação, veja algumas formas econômicas e práticas de acabar com a presença do inseto

Leia também: NO2: plantas que absorvem o poluente e melhoram o ar

Água fervendo 

Como um dos principais locais onde as baratas vivem é o esgoto, elas acabam aparecendo em casa para buscar restos de material orgânico que ficam na tubulação e no encanamento. 

Por isso, a dica aqui é jogar água fervendo nos ralos, tanto da pia, quanto dos banheiros e da varanda. Dessa forma, qualquer resquício de sujeira e gordura são eliminados, diminuindo a chance do surgimento das baratas. 

Detergente

Usar o detergente também é uma ótima opção para acabar com as baratas. Aqui, basta passar o produto misturado com borax (clareador de roupas) nas áreas com frestas da casa. 

Como eliminar baratas com aromas concentrados 

Usar folha de louro é uma tática boa! Espalhe as folhas pela casa e locais de esconderijo. As baratas não gostam do cheiro, por isso, sempre buscam fugir dele. 

Outra dica é usar eucalipto ou alecrim para o mesmo fim. Produtos de limpeza com esses aromas também funcionam, mas você também pode fazer em casa uma solução com água e esses óleos essenciais para passar no chão.

Além disso, colocar telas de proteção nas janelas e nos ralos também evita que os insetos entrem. O lixo deve permanecer sempre fechado, para evitar qualquer possibilidade de infestação. 

Açúcar e bicarbonato de sódio 

Em um recipiente, junte um copo de açúcar e outro de bicarbonato. As baratas serão atraídas pelo doce, mas morrerão intoxicadas com o bicarbonato

Por fim, para se livrar do mau-cheiro do inseto em casa, utilize cravos da índia. Basta espalhar a especiaria pelos armários.

Como eliminar baratas da casa: o inseto traz risco à saúde? 

Por mais inofensiva que pareça, a barata pode sim interferir na saúde dos que moram na casa. O inseto passa por muitos lugares sujos como bueiros, esgotos e aterros, assim, vira um grande centro de acúmulo de bactérias, germes e micro-organismos. 

Além disso, a barata também pode morder as pessoas — se alimentam de fezes, sangue e até mesmo da queratina produzida por unhas e peles humanas. As mordidas podem ser bem dolorosas e gerar problemas de pele. As baratas podem causar crises alérgicas, transmissões de várias infecções e doenças e também entrar no ouvido, nariz e na boca das pessoas. Em caso de mordida ou problemas físicos com a barata, procure um atendimento médico. 

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!