A fruta escureceu? Veja dicas fáceis para evitar a oxidação
Ao descascar ou picar uma fruta, é normal que ela escureça rápido. Isso acontece por conta do processo de oxidação da fruta. Ou seja, quando o ar entra em contato com aquela poupa, as enzimas presentes no alimento reagem com o composto químico do ar. Mas para quem não curte essa aparência, tem como evitar que as frutas escureçam!
Principalmente para quem monta a lancheira dos filhos, recorrer a métodos que deixem a fruta mais atrativa é preciso. No entanto, é importante lembrar que não é porque uma fruta está escura, que está necessariamente estragada. Por isso, sinta o cheiro e o aspecto do alimento. As frutas que sofrem com a oxidação podem ser consumidas e não fazem mal.
Leia também: Alimentos com carunchos: o que são os bichinhos e como evitá-los?
Como evitar que as frutas escureçam: suco de limão
Usar o suco de limão é ótimo, pois possui vitamina C, que protege a fruta da exposição ao ar. Então, basta pingar algumas gotas de limão na fruta e guardar em saco plástico, papel alumínio e, de preferência, na geladeira.
Suco de abacaxi
O suco de abacaxi, assim como o de limão, também possui substâncias que protegem e até mesmo revertem o aspecto de frutas já escurecidas.
Água mineral com gás
Essa alternativa é a preferida de muitas pessoas, pois não interfere no gosto do alimento. Aqui, é preciso mergulhar a fruta partida por alguns instantes na água com gás.
O vinagre também cumpre essa função, contudo, pode deixar um sabor diferente na fruta. Além disso, o ácido ascórbico também faz efeito. Ele é presente no limão, mas também compõe a vitamina C. Sendo assim, uma pastilha efervescente funciona.
No geral, esse processo de oxidação acontece apenas com frutas da polpa clara. Conheça algumas delas:
Leia também: Quais os melhores e os piores alimentos para a flacidez?