Como escolher maracujá? Dicas para selecionar as melhores frutas
Você sabe como escolher o melhor maracujá na feira ou no mercado? Às vezes, a fruta engana: as grandes, que parecem cheias de polpa, não têm recheio nenhum; e as mirradas e enrugadas, estão bem suculentas. Mas quais são os truques para comprar o alimento? Confira:
Como escolher maracujá? Fique de olho na casca
Dê preferência às frutas que não estão verdes, pois isso indica que elas já estão prontas para o consumo. Além disso, preste atenção na textura: algumas espécies são bem enrugadinhas (mas não devem conter manchas escuras ou com aspecto de rachaduras).
Aperte a superfície
Ela precisa estar macia e ceder um pouco — mas nunca romper ou furar.
Como escolher maracujá? Tamanho não é documento
Mas o peso é. Portanto, segure cada fruta. Quanto mais pesada, mais polpa ela provavelmente terá.
Leia também: Farinha de maracujá: Para que serve, benefícios e como consumir
Leve em conta o tipo do maracujá
No Brasil existem três tipos principais do alimento: o azedo, o doce e o roxo. O azedo é mais cítrico e comum nas feiras do país, com casca redonda e grossa. O roxo, como o próprio nome já denuncia, é mais escuro. E o doce, por outro lado, lembra um mamão papaia e tem a cor mais avermelhada.
Maracujás azedos devem sempre estar bem amarelinhos e com a casca mais enrugada. Já os doces devem estar com a casca bem lisa e firme. E quanto mais intensa a cor do roxo, mais maduro ele está.
Benefícios do maracujá
A fruta de cor amarela é rica em nutrientes e vitaminas. Algumas das vitaminas que fazem parte de sua composição são as do complexo B, a A e a C, todas essenciais para a saúde e bom funcionamento do organismo.
Não só, é abundante em nutrientes como cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio. Além disso, é excelente fonte de fibras e substâncias calmantes.
Por isso, o maracujá pode auxiliar na perda de peso, no fortalecimento da imunidade, no bem-estar e na prevenção da anemia.
Leia também: Receita de mousse de maracujá proteico