Como dessalgar o bacalhau de forma mais rápida?

Alimentação Bem-estar
25 de Março, 2024
Como dessalgar o bacalhau de forma mais rápida?

Com a proximidade da Páscoa, muitas pessoas se questionam como dessalgar o bacalhau da melhor forma. Uma das opções é utilizar o vinagre de maçã. Veja dicas de Caru Melillo, chef de cozinha.

Lembrando que o bacalhau possui alto valor nutritivo, é rico em minerais – como o ferro e fósforo –, vitaminas A, E e D e tem colesterol quase zero. Além disso, esse alimento contém ômega-3, importante para diminuir o LDL (o colesterol ruim) e triglicerídeos e para aumentar o HDL (o colesterol bom).

O bacalhau também tem ômega-6, ácido graxo essencial para o sistema imunológico, e é um grande aliado na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, câncer, aterosclerose, hipertensão e desordens inflamatórias e autoimunes.

Leia mais: Receita de bacalhau no forno low carb

Afinal, como dessalgar o bacalhau?

De acordo com Caru, o processo é fácil e rápido. Depois de removidas as peles, as postas devem ser colocadas para ferver por 5 minutos em água quente até o ponto de serem desfiadas com um garfo. Então, fora do fogão, o momento é de retirar todas as espinhas e desfiar o peixe.

“Aí entra a dica para a dessalga rápida: em uma vasilha com 2 litros de água fria, coloca-se 4 colheres de sopa de vinagre de maçã”, explica. À mistura de água e vinagre é adicionado o bacalhau desfiado. “A partir daí, são mais 10 minutos até que o peixe esteja dessalgado”, diz.

Receita de bacalhau ao vinagrete

Ingredientes

  • 600g de lascas dessalgadas de bacalhau conservadas na geladeira;
  • 1/2 maço de cheiro-verde picado;
  • 1 cebola média picada;
  • 2 tomates médios picados;
  • 10 folhas de manjericão fresco picadas;
  • 1/4 de pimentão pequeno e bem picado (opcional);
  • Azeite para cobrir;
  • 1 xícara (café) de vinagre de maçã;
  • Por fim, sal a gosto.

Modo de preparo

Primeiramente, misture cuidadosamente todos os ingredientes do vinagrete, menos o azeite e o vinagre de maçã. Então, coloque sal, misture suavemente e prove o sabor. Logo depois, leve a mistura a um vidro de boca larga.

Em seguida, acrescente o vinagre de maçã. Então, adicione o azeite em quantidade suficiente para cobrir os ingredientes. Logo depois, tire as lascas de bacalhau dessalgadas da geladeira e disponha em uma travessa. Por fim, cubra as lascas de bacalhau com o vinagrete e deixe por três horas em temperatura ambiente. Está pronto para servir. Rende 6 porções.

Fonte: Caru Melillo, chef de cozinha e dona do perfil Meu Jantar.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá de boldo
Alimentação Bem-estar

Chá de boldo: para que serve, benefícios e como fazer

O chá de boldo é utilizado para tratar uma variedade de problemas digestivos, como má digestão, gases, azia, constipação e diarreia

prato com ovos, bacon, espinafre e tomates-cereja, ingredientes típicos da dieta cetogênica
Alimentação Bem-estar

Dieta cetogênica é indicada para emagrecer e desinchar; cardápio de 7 dias

Saiba tudo sobre a estratégia alimentar que conquistou muitas famosas

Creatina na menopausa
Alimentação Bem-estar Saúde

Creatina na menopausa: suplemento ameniza efeitos e promove bem-estar

A suplementação surge como uma alternativa promissora para combater os efeitos negativos da menopausa e promover o bem-estar feminino