Com a proximidade da Páscoa, muitas pessoas se questionam como dessalgar o bacalhau da melhor forma. Uma das opções é utilizar o vinagre de maçã. Veja dicas de Caru Melillo, chef de cozinha.
Lembrando que o bacalhau possui alto valor nutritivo, é rico em minerais – como o ferro e fósforo –, vitaminas A, E e D e tem colesterol quase zero. Além disso, esse alimento contém ômega-3, importante para diminuir o LDL (o colesterol ruim) e triglicerídeos e para aumentar o HDL (o colesterol bom).
O bacalhau também tem ômega-6, ácido graxo essencial para o sistema imunológico, e é um grande aliado na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, câncer, aterosclerose, hipertensão e desordens inflamatórias e autoimunes.
Leia mais: Receita de bacalhau no forno low carb
De acordo com Caru, o processo é fácil e rápido. Depois de removidas as peles, as postas devem ser colocadas para ferver por 5 minutos em água quente até o ponto de serem desfiadas com um garfo. Então, fora do fogão, o momento é de retirar todas as espinhas e desfiar o peixe.
“Aí entra a dica para a dessalga rápida: em uma vasilha com 2 litros de água fria, coloca-se 4 colheres de sopa de vinagre de maçã”, explica. À mistura de água e vinagre é adicionado o bacalhau desfiado. “A partir daí, são mais 10 minutos até que o peixe esteja dessalgado”, diz.
Ingredientes
Modo de preparo
Primeiramente, misture cuidadosamente todos os ingredientes do vinagrete, menos o azeite e o vinagre de maçã. Então, coloque sal, misture suavemente e prove o sabor. Logo depois, leve a mistura a um vidro de boca larga.
Em seguida, acrescente o vinagre de maçã. Então, adicione o azeite em quantidade suficiente para cobrir os ingredientes. Logo depois, tire as lascas de bacalhau dessalgadas da geladeira e disponha em uma travessa. Por fim, cubra as lascas de bacalhau com o vinagrete e deixe por três horas em temperatura ambiente. Está pronto para servir. Rende 6 porções.
Fonte: Caru Melillo, chef de cozinha e dona do perfil Meu Jantar.