Como descongelar frango com rapidez e segurança
O frango, principalmente em tempos de crise, se torna uma das carnes mais consumidas por ser barato, nutritivo e muito gostoso. Descongelar a carne corretamente é importante para que não haja perigo de intoxicação ou proliferação de bactérias, por isso, trouxemos algumas maneiras de como descongelar frango com rapidez e segurança.
A melhor maneira (e também a mais segura) é sempre deixar o frango descongelando na geladeira. Assim, o alimento vai perdendo o gelo sem brutalidade e também não tem risco de gerar micro-organismos pela mudança brusca de temperatura. É possível descongelar o frango inteiro ou se preferir, cortar em pedaços.
Leia também: Do vapor ao micro-ondas: 4 dicas de como cozinhar milho
No micro-ondas, é possível contar com uma função específica para o descongelamento do frango, na qual você coloca o peso da proteína e o aparelho calcula o tempo necessário. Se não houver essa opção, coloque o frango em um recipiente hermético e enrole em um plástico que possa ir ao micro-ondas. Logo após, leve ao aparelho por 15 minutos, fazendo pausas de 7 minutos para virar o frango. O tempo varia de acordo com a potência de cada micro-ondas.
Se optar por descongelar o frango no aparelho, saiba que algumas partes mais finas da carne podem acabar cozinhando durante esse processo. Usar água fria também é uma ótima opção para descongelar o frango. Para isso, basta encher um recipiente e colocar a carne dentro. Troque a água a cada meia hora e lembre de não usar água quente, afinal , ela pode cozinhar o frango.
Como descongelar frango: porque evitar água quente?
Usar água quente no descongelamento faz com que as chances de proliferação de bactérias, tanto no frango, quanto na pia/utensílios, seja muito maior. Além disso, vale ressaltar que uma vez descongelada, a carne não deve voltar ao freezer, pois isso também pode ser nocivo para a saúde.