3 formas de descongelar carne com segurança

Alimentação Bem-estar Casa
19 de Abril, 2022
3 formas de descongelar carne com segurança

Mesmo que seja uma prática quase diária, muitas pessoas ainda não sabem como descongelar carne corretamente. Nessa hora, é muito importante ter atenção ao método, pois ele pode ser a causa de uma intoxicação por bactérias ou até danificar a proteína. 

Em primeiro lugar, é necessário lembrar que quando uma carne (ou qualquer outro alimento) é descongelado, ele não pode ser congelado novamente! Isso acontece porque nesta troca brusca de temperatura, os micro-organismos podem se proliferar, gerando perigos para a saúde

Com isso posto, o melhor jeito de descongelar a carne é colocá-la na geladeira um dia antes do preparo, pois assim, esse processo acontece com mais suavidade e não prejudica os cortes. Mas se você esquecer e acabar ficando em cima da hora do almoço ou da janta, outras maneiras podem facilitar:

Como descongelar carne no micro-ondas

A maioria dos micro-ondas já conta com a função de descongelar! Neste caso, basta colocar a quantidade de gramas do alimento e deixar que o aparelho faça o restante do trabalho. É indicado colocar uma tampa em cima da carne para que ela não suje o micro-ondas com óleos e líquidos que saem durante o processo. 

Porém, para quem não pode contar com essa tecnologia, basta colocar a carne em um recipiente que aguente altas temperaturas e, de preferência, fundo. Ajuste a potência do aparelho entre 30 e 50% — mais que isso pode cozinhar a carne. Coloque a carne por dois minutos e em seguida, vire o lado. Vá repetindo esse processo até que o alimento descongele por completo. 

Essa forma requer um pouco mais de paciência, mas é o melhor jeito de conservar o seu alimento! 

Vinagre 

O vinagre branco também é uma mão na roda para quem quer descongelar carne de modo rápido! Mergulhe a carne em uma mistura de água e vinagre branco e deixe marinar por cerca de 15 minutos. Além de descongelar, o ingrediente contribui para a maciez da proteína!

Água 

E claro, não poderia faltar a água! Retire a carne do congelador e enquanto isso, vá esquentando uma panela com água. Não deixe a água ferver! Em um saco zip-lock, coloque a carne, e mergulhe-o na panela. Deixe descansando e descongelando de 10 a 15 minutos. Sem segredo e bem rápido!

Dica útil: Jamais deixe a carne descongelando diretamente na pia! Isso aumenta as bactérias e os micro-organismos do alimento.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas