Do vapor ao micro-ondas: 4 dicas de como cozinhar milho

Alimentação Bem-estar
20 de Abril, 2022
Do vapor ao micro-ondas: 4 dicas de como cozinhar milho

Pamonha, cural, bolos, doces… O milho é matéria-prima de várias receitas deliciosas e que estão presentes durante todo o ano, especialmente na festa junina, quando o consumo do alimento aumenta. A espiga é cheia de nutrientes, por isso, saber como cozinhar milho de forma correta é ótimo para conservar as prioridades benéficas do mesmo.

Em todas as formas de cozimento, é ideal que o milho esteja muito limpo. Portanto, retire todos os “cabelos” e deixe o alimento bem liso, sem cascas. Em seguida, lave em água corrente. 

Leia também: Como cozinhar beterraba: 4 maneiras práticas

No micro-ondas

Com a espiga inteira (ou se preferir, em pedaços), coloque o alimento em um prato ou um recipiente hermético. Leve ao micro-ondas em potência alta por cerca de 5 minutos. Logo após, verifique se está cozido. Caso não esteja, volte ao aparelho por mais 2 minutos. Em seguida, basta esperar esfriar um pouco e comer como preferir. 

Como cozinhar milho no vapor 

Cozinhar o milho no vapor mantém todos os nutrientes do alimento! Use uma panela para ferver água. Em seguida, coloque um cesto de cozimento por cima, mas sem que o alimento encoste na água. Espere de 30 a 35 minutos e confira se o alimento está cozido.

Na panela tradicional

Na panela comum, basta colocar as espigas e cobrir totalmente com água. Deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 1 hora, acrescentando água fervente conforme o líquido da panela for evaporando. Quando estiver pronto, espere esfriar um pouco e sirva. 

Como cozinhar milho na panela de pressão 

Na panela de pressão, coloque as espigas e cubra com água. Logo após, leve para o fogo médio e quando pegar pressão, deixe por 15 minutos. Depois, espere a pressão sair naturalmente e sirva como preferir. 

Como escolher a espiga de milho

A dica, aqui, é comprar o milho com palha, pois isso ajuda a manter os grãos hidratados. Veja se a cor e a qualidade dos grãos estão boas. Por fim, estar muito amarelo é sinal de que o alimento está maduro, e mais esbranquiçado significa que foi colhido recentemente.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros