Do vapor ao micro-ondas: 4 dicas de como cozinhar milho

Alimentação Bem-estar
20 de Abril, 2022
Do vapor ao micro-ondas: 4 dicas de como cozinhar milho

Pamonha, cural, bolos, doces… O milho é matéria-prima de várias receitas deliciosas e que estão presentes durante todo o ano, especialmente na festa junina, quando o consumo do alimento aumenta. A espiga é cheia de nutrientes, por isso, saber como cozinhar milho de forma correta é ótimo para conservar as prioridades benéficas do mesmo.

Em todas as formas de cozimento, é ideal que o milho esteja muito limpo. Portanto, retire todos os “cabelos” e deixe o alimento bem liso, sem cascas. Em seguida, lave em água corrente. 

Leia também: Como cozinhar beterraba: 4 maneiras práticas

No micro-ondas

Com a espiga inteira (ou se preferir, em pedaços), coloque o alimento em um prato ou um recipiente hermético. Leve ao micro-ondas em potência alta por cerca de 5 minutos. Logo após, verifique se está cozido. Caso não esteja, volte ao aparelho por mais 2 minutos. Em seguida, basta esperar esfriar um pouco e comer como preferir. 

Como cozinhar milho no vapor 

Cozinhar o milho no vapor mantém todos os nutrientes do alimento! Use uma panela para ferver água. Em seguida, coloque um cesto de cozimento por cima, mas sem que o alimento encoste na água. Espere de 30 a 35 minutos e confira se o alimento está cozido.

Na panela tradicional

Na panela comum, basta colocar as espigas e cobrir totalmente com água. Deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 1 hora, acrescentando água fervente conforme o líquido da panela for evaporando. Quando estiver pronto, espere esfriar um pouco e sirva. 

Como cozinhar milho na panela de pressão 

Na panela de pressão, coloque as espigas e cubra com água. Logo após, leve para o fogo médio e quando pegar pressão, deixe por 15 minutos. Depois, espere a pressão sair naturalmente e sirva como preferir. 

Como escolher a espiga de milho

A dica, aqui, é comprar o milho com palha, pois isso ajuda a manter os grãos hidratados. Veja se a cor e a qualidade dos grãos estão boas. Por fim, estar muito amarelo é sinal de que o alimento está maduro, e mais esbranquiçado significa que foi colhido recentemente.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

macarrão com salmão
Alimentação Bem-estar Receitas

5 receitas de macarrão proteico para uma refeição completa!

Quer deixar o seu prato de macarrão mais proteico? Confira algumas ideias de preparo deliciosas e saudáveis

Batata ou mandioca
Alimentação Bem-estar

Batata ou mandioca: Qual é a melhor opção para a saúde?

Veja dicas de como escolher entre as fontes de carboidratos

casal fazendo alongamento de pernas na academia
Bem-estar Movimento

Alongar antes ou depois do treino: eis a questão

Que alongar o corpo é importante, você provavelmente já sabe – a dúvida que fica é: fazer isso antes ou depois do treino? Ortopedista responde