Milho: Benefícios que você precisa conhecer

Alimentação Bem-estar
28 de Janeiro, 2020
Milho: Benefícios que você precisa conhecer

O milho é, não apenas uma das mais deliciosas “comidas de praia”, é um cereal excelente para a saúde. De origem mexicana, é hoje cultivado ao redor do mundo, é utilizado para diversos fins, não só na alimentação.

Parte da alimentação básica de diversas civilizações, o milho é abundante em diversas propriedades ricas em benefícios para a saúde.

É uma opção versátil e possível para celíacos, pois não contém glúten. Além disso, é fonte de vitamina B1 (tiamina) – essencial para o coração, a vitamina B3 (niacina) e outras, como a vitamina E. 

Fonte de energia, é composto principalmente por carboidratos complexos, que são absorvidos lentamente na corrente sanguínea. Isso evita picos de açúcar e faz o corpo gastar mais calorias para aproveitá-lo. Não só, é fonte de minerais, especialmente potássio, fósforo e magnésio.

Além do tipo amarelo tradicional, há as versões branca, rosa, preta, rajada, mais dura, mais mole, doce, com espigas longas ou pequenas.

Benefícios do milho

Fonte de energia

Abundante em carboidratos, é uma boa fonte de energia, por isso, pode ser um lanche de “pré-treino”, melhorando a performance durante atividades físicas. 

Melhora do funcionamento intestinal

Fonte de fibras, promove a melhora do funcionamento intestinal, sendo assim, facilita a digestão. Ele pode inclusive fazer parte de uma dieta de emagrecimento. Basta que ocupe o lugar de outras fontes de carboidrato, como arroz, batata e massas.

Fortalece a imunidade

Cheio de vitaminas e minerais essenciais para a imunidade, é benéfico para a imunidade, fortalecendo-a e evitando, por exemplo, resfriados e demais infecções. 

Faz bem para o coração

Especialistas da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, descobriram que a seleção de fitoquímicos e nutrientes do milho está associada a um menor risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e obesidade, especialmente quando ele é parte de uma dieta rica em frutas e verduras.

Leia mais: Alimentos para aumentar a imunidade

Como consumir

Pode ser consumido das mais diversas maneiras, incluído em muitas receitas, bem como in natura.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!