Quer aprender a descascar mandioca? Veja um truque simples e prático

Alimentação Bem-estar Casa
18 de Abril, 2022
Quer aprender a descascar mandioca? Veja um truque simples e prático

A mandioca, também conhecida como macaxeira, maniva ou aipim, é um tubérculo nativo do Brasil e muito usado nos pratos do dia a dia. Em busca de praticidade, comprar a mandioca já descascada é um hábito bem comum, contudo, aprender a como descascar a mandioca com segurança é sempre bom! 

Em carrinhos de vendedores de rua, muitos oferecem gratuitamente o serviço de descascar a mandioca. Entretanto, o tubérculo já descascado em mercados pode ser mais caro. Ela é bem dura, por isso, muitas pessoas têm dificuldade de descascar, mas algumas maneiras deixam o processo descomplicado. 

Leia também: Alguns alimentos podem alterar os efeitos dos medicamentos. Veja quais

Para ter sucesso tirando a casca do alimento, é preciso contar com uma faca bem afiada! Aqui, é preciso muita atenção para evitar machucados. Depois, lave a mandioca e corte as pontinhas do tubérculo, fazendo com que fique fácil de apoiá-la em pé em uma tábua ou uma superfície firme. Usar um pano de prato embaixo da mandioca evita que ela escorregue! Em seguida, corte em vários pedaços, pegue um por um e corte verticalmente a casca. Por fim, basta puxar a mesma. 

Sua mandioca estará pronta para ser preparada! Alguns pratos deliciosos são feitos com o tubérculo, como peixe com farinha de mandioca e torta de mandioca e cenoura.

Descascar mandioca: benefícios do tubérculo

A mandioca apresenta muitos benefícios e é uma ótima fonte de fibras. Por isso, ajuda a controlar o colesterol e a glicemia no sangue, consequentemente prevenindo diabetes, infarto ou AVC (se combinada com bons hábitos de vida). Além disso, é fonte de vitamina C, que fortalece as unhas e o cabelo. 

A mandioca é venenosa? 

A mandioca-brava é o tipo do tubérculo que contém muito teor de ácido cianídrico, substância tóxica e venenosa. Para ficar própria para consumo, ela passa por um processo de destoxificação, onde é ressecada e transformada em farinha, polvilho e fécula para ser consumida. Já a mandioca de “mesa” é a que pode ser comida de forma integral.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Neste Setembro Amarelo, confira 5 atitudes para ajudar alguém que está em sofrimento
Bem-estar Equilíbrio

Setembro Amarelo: 5 atitudes para ajudar alguém em sofrimento

Aprenda cinco maneiras práticas de apoiar emocionalmente quem está passando por momentos difíceis, com dicas que envolvem acolhimento, empatia e incentivo à busca por ajuda profissional

casal correndo e olhando o relógio
Bem-estar Movimento

Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico

Estudo de 2017 encontrou inconsistências de até 93% nos cálculos de diferentes tipos de dispositivos. Mas acessório apresenta outras vantagens

homem adulto com esquizofrenia sentado com as duas mãos no cabelo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia em adultos: conheça os sintomas e como tratar

O adulto com esquizofrenia pode ter uma variedade de sintomas, desde comportamento bizarro e incerto e fala desorganizada a perda de emoções.