Como conservar peixe e frutos do mar?

Alimentação Bem-estar
21 de Fevereiro, 2024
Como conservar peixe e frutos do mar?

Você sente que peixes e frutos do mar estragam com mais facilidade, principalmente em dias de calor? Não é apenas uma impressão sua. De acordo com Manuela Ornelas, empresária do Grupo Divina Providência, isso acontece porque esse tipo de alimento é úmido e carrega diversos microorganismos, como bactérias, que se reproduzem de maneira muito rápida – principalmente em altas temperaturas. Então, como conservar peixe e frutos do mar para aumentar a vida útil dos mesmos? Confira algumas dicas da profissional:

Como conservar peixe e frutos do mar?

Temperaturas mais baixas diminuem significativamente o crescimento bacteriano. Por isso, a regra é sempre deixar na geladeira – desse jeito, o alimento chega a durar até dois dias.

Se você quiser armazenar por mais tempo, o ideal é congelar. “O congelamento precisa acontecer o quanto antes, assim que se chega em casa”, diz a profissional, que é a primeira e maior influenciadora digital de pescados no Brasil.

“A cadeia do frio é muito importante para a preservação do pescado, não devendo ser quebrada com variação significativa de temperatura”, afirma Manuela. Como dica extra, ela aconselha embalar as peças individualmente com um papel-toalha ou paninho multiuso (novo, é claro) para diminuir a umidade.

O cuidado com o descongelamento é igualmente importante. Ele precisa ser lento, sem forçar o degelo debaixo d’água, no sol ou em cima da pia. É necessário deixar o alimento na geladeira um dia antes do preparo.

“Para épocas de maior consumo de pescado, como Semana Santa, o ideal é comprar com antecedência e congelar, garantindo assim melhor preço e qualidade, sem precisar enfrentar filas em cima da hora.”

Leia também: Como conservar alface e manter as folhas fresquinhas por mais tempo

Como descobrir se meu peixe está bom para o consumo?

Segundo a empresária, não é uma tarefa difícil. Basta ficar de olho em algumas características que indicam que o fruto do mar está impróprio para consumo. Por exemplo:

  • Odor forte e desagradável: “peixe fresco sempre tem cheiro suave”;
  • A pele do peixe precisa estar com boa elasticidade, ser íntegra (sem fissuras visíveis), apresentar brilho e ser firme ao toque (com rápido retorno ao normal);
  • O peixe não pode estar com o intestino aberto ou com os olhos fundos e sem viço.

“Contudo, é o conjunto de características que melhor dirá se o produto está fresco. Por exemplo, ainda que a pele possa ter um machucado leve, mas as demais características estejam boas, o peixe é fresco. No caso de crustáceos como camarão, a cabeça precisa estar em perfeito estado”, conta.

Manuela explica que a cabeça de peixes e crustáceos é decisiva na indicação ou não de consumo. Por isso, retirar essa parte pode dificultar as coisas. “O pulo do gato, portanto, é só comprar peixes, camarões e demais crustáceos com a cabeça íntegra. Escolha o pescado e peça para limpar. Esse é o jeito certo, simples e seguro!”, complementa.

Por fim, a cor avermelhada em camarões indica decomposição em curso. O mesmo vale para o “bigode” que sai com facilidade. “Caso seja camarão cinza, o tom rosado na pele indica estar passado. O mesmo se aplica a polvo e lula. Eles têm pele acinzentada, e tons vermelhos sugerem decomposição.”

Fonte: Manuela Ornelas, empresária do Grupo Divina Providência (Peixaria, Bar e Sushi Bar) e a primeira e maior influenciadora digital do pescado no Brasil.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva