Como conservar alface e manter as folhas fresquinhas por mais tempo
Quem nunca abriu a geladeira com vontade de fazer uma salada bem colorida para o almoço e se deparou com folhas murchas e escuras? Contudo, a boa notícia é que o problema pode ser evitado se você souber como conservar a alface por mais tempo. Confira, então, se o seu passo a passo está correto:
Como conservar alface
Limpe bem
Comece lavando as folhas em água corrente. Depois, transfira-as para um recipiente grande, encha-o com água (aproximadamente um litro) e pingue algumas gotas do seu bactericida preferido (o hipoclorito de sódio é uma boa opção). Espere cerca de 15 minutos e lembre-se de enxaguar bem em seguida.
Leia também: Como conservar pão? Truques simples, mas que fazem a diferença
Seque
Quanto mais você secar a alface após lavá-la, mais vida útil na geladeira você garante para ela. Isso porque a umidade propicia o crescimento de fungos e bactérias que deterioram o alimento.
“Um secador de verduras poderá ser um grande aliado na tarefa. O seu uso é bem fácil: basta colocar as folhas dentro do aparelho e girá-lo rapidamente. Contudo, um processo ainda mais simples exige apenas um pano de prato. Para isso, enrole as folhas no tecido, formando uma pequena trouxa, e dê suaves batidas com o pano em uma mesa ou na pia”, aconselha a nutricionista Dayse Paravidino.
Leia também: Como conservar batata e descobrir se ela está estragada
Como conservar alface: Intercale com o papel-toalha
Por fim, na hora de escolher o recipiente para guardar as folhas na geladeira, lembre-se de optar por um que esteja limpo e tenha tampa — sacos plásticos do tipo “zip-lock” também funcionam. “O pote não precisa ser totalmente hermético. Isso porque as hortaliças precisam de espaços de ar entre elas”, explica.
Dayse também recomenda dispor uma camada de papel-toalha entre uma folha e outra. “Desse modo, evita-se a umidade. Armazenadas dessa forma, elas podem durar até sete dias na geladeira e rendem saladas frescas e deliciosas.”
Leia também: Como conservar banana por mais tempo — ou acelerar o processo
Fonte: Dayse Paravidino, nutricionista, membro da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ASBRANMI).