Como combinar macarrão com proteína e encaixar na dieta

Alimentação Bem-estar
22 de Outubro, 2021
Como combinar macarrão com proteína e encaixar na dieta

Pode até não parecer, mas a massa que tanto amamos pode fazer parte de um cardápio saudável, sabia? Isso porque o segredo está no acompanhamento que você prepara para comer junto com ela. Combinar o seu macarrão com alguma fonte de proteína, por exemplo, é uma ótima ideia para aumentar a sensação de saciedade e deixar a sua refeição mais completa em macronutrientes. Saiba mais:

Por que combinar macarrão com proteína?

De um lado, o carboidrato do macarrão — principal fonte de energia das nossas células. Do outro, a proteína — formada por aminoácidos essenciais que participam de inúmeras funções do organismo. Realmente, a dupla é poderosa. E quando aliada a gorduras boas e fibras, então, melhor ainda.

A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma pirâmide nutricional baseada em 55-60% da alimentação composta por carboidratos, 12-15% por proteínas e 25% de gorduras, principalmente insaturadas.

Leia também: Como comer massa sem engordar: Truques para um emagrecimento sem radicalismos

Contudo, é preciso fazer escolhas inteligentes para que o prato seja mais saudável: vale trocar a farinha refinada pela integral e optar por proteínas mais equilibradas. Confira alguns exemplos:

Por que combinar o macarrão com a proteína do peixe?

Os peixes são ricos em diversos nutrientes que fazem muito bem para a saúde. Como a gordura “do bem” ômega-3 – que nosso corpo não produz sozinho — e proteínas e vitaminas. Bacalhau, atum, salmão, sardinha, cação e tainha são as melhores opções.

Receita de macarrão com salmão e legumes

como combinar macarrão com proteína

Aves

Alguns cortes, como o peito, concentram pouca gordura. Além disso, o ovo é considerado um dos melhores alimentos proteicos existentes.

Receita de macarrão com frango, espinafre e parmesão

Como combinar macarrão com proteína vegetal?

Quem não consome produtos de origem animal não precisa desanimar. Isso porque as alternativas são tão saborosas quanto as dos carnívoros: você pode combinar o seu macarrão com tofu, soja, lentilha, grão-de-bico, amêndoas

Receita de macarrão com cogumelos e ricota

como combinar macarrão com proteína

Fique de olho nas proporções

Contudo, é preciso lembrar que a quantidade de comida que você coloca no prato conta muito. Uma divisão saudável seria, portanto, 50% do prato composto de vegetais crus e cozidos, 25% de macarrão e os outros 25% de proteína.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!