Como armazenar ovos de páscoa? Dicas para guardar o chocolate
Quando a Páscoa chega, muitas geladeiras ficam abarrotadas de chocolates e diversos doces. Nem sempre dá para comer tudo em um só domingo! Por isso, o ideal é saber como armazenar ovos de páscoa corretamente, sem risco de que o item fique com gosto alterado ou faça mal à saúde.
Antes de tudo, é preciso prestar atenção no prazo de validade dos ovos de páscoa. Geralmente, ovos caseiros têm vida útil menor, pois não utilizam alguns conservantes. O ovo de mercado deve ser mantido em temperatura ambiente, local fresco e longe do sol. Eles duram de dois a três meses se estão totalmente fechados.
Se o ovo estiver aberto, o ideal é guardá-lo em um recipiente hermético, em temperatura ambiente. O prazo para consumo desse chocolate quando aberto é de até sete dias. É importante ressaltar que existe uma diferença na validade de ovos ocos e ovos recheados. Os recheados não possuem um prazo longo e devem ser consumidos em, no máximo, 15 dias.
Os ovos podem ser guardados na geladeira, mas a refrigeração altera a estrutura do chocolate. Dessa forma, o gosto pode mudar gradativamente. Se não puder contar com recipientes herméticos, o bom e velho papel-alumínio resolve o caso! Basta envolver o ovo no material e armazená-lo nas condições citadas.
Outra dica de como armazenar os ovos de páscoa é guardá-los em caixas de papelão. Elas protegem o chocolate contra a luz do sol e evitam o contato direto com o ar.
Leia também: Alergia a cacau existe? Especialista explica
Como armazenar os ovos de páscoa: pode congelar?
Os ovos de páscoa que não têm recheio podem ser congelados, sim. Contudo, vale lembrar que o processo de congelamento altera o sabor e a textura dos alimentos, e o mesmo vale para os chocolates. Após congelado, a melhor opção é usar o ovo em receitas que precisam de chocolate derretido.
Basta embalar o ovo em papel-alumínio bem vedado e colocar em um saco próprio para o freezer. A validade dura até 12 meses.
Dica útil: Se o chocolate apresentar mofo, cheiro ou gosto azedo, não consuma. Isso pode gerar uma intoxicação alimentar.