Comer peixe faz bem para a saúde. Veja os benefícios
No período da Semana Santa, por motivos religiosos, as pessoas têm a preferência em comer peixe ao invés das carnes vermelhas. Porém, nem todos sabem dos reais benefícios que esse alimento traz para a saúde. Meydson Souza, nutricionista, explica quais são as vantagens do consumo do peixe.
“Por conter proteína de alto valor biológico, os peixes constituem fontes de aminoácidos essenciais, assim como retinol, ferro, zinco, vitamina D, vitamina E, cálcio, iodo, selênio e elevadas quantidades de ômega 3. O peixe também pode prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares, fortalecer os ossos e dentes e melhorar a memória.”
Leia mais: Receitas com peixes para emagrecer com pratos saborosos
Comer peixe: opções
Entre os tipos de peixes, existem os classificados como gordos e magros. Fazem parte do primeiro grupo: atum, salmão, sardinha, arenque e cavala. Em relação aos magros, há bacalhau, linguado, corvina, pescada, merluza e robalo, por exemplo.
“Eles atuam como anti-inflamatórios potentes, podendo reduzir o surgimento da aterosclerose e evitar complicações cardíacas, como o infarto. Por isso, o indicado é comer pescado, pelo menos, três vezes na semana, pois é uma maneira de fortalecer o sistema imunológico”, indica o nutricionista.
Uma outra opção é o sushi. Para evitar complicações, ele precisa ser consumido em temperatura ideal e armazenado de forma correta. Caso contrário, a proteína perde seu valor nutricional, além de acumular microorganismos nocivos à saúde. É muito comum encontrarmos nos sushis o atum, o salmão e o arenque, dentre outros frutos do mar.
No momento de consumir o peixe, adicione legumes e verduras, aumentando o valor nutricional da sua refeição. Alguns vegetais que podem ser utilizados na preparação dos pescados são brócolis, couve-flor, abóbora e abobrinha.
Dicas de como escolher peixe para a Páscoa
Apostar nos peixes é sempre uma ótima opção já que eles são ricos em gorduras “do bem”, como o ômega-3 – que nosso corpo não produz sozinho, e fornecem boas quantidades de proteínas e vitaminas. Por isso, é uma boa opção preparar refeições com peixes para emagrecer e ainda aproveitar um prato saudável e saboroso. Veja como escolher:
- Peixes frescos: primeiramente, verifique se ele está refrigerado em gelo ou geladeira. Além disso, é preciso observar se a proteína conta com escamas bem aderidas na pele ou com o couro inteiro. A proteína descongelada deve ser consumida em até 2 dias, caso contrário, pode apodrecer e causar problemas à saúde.
- Peixes congelados: devem estar bem embalados e conservados em temperatura adequada. Assim, é importante verificar se há acúmulo de água ou gelo na embalagem, dando indícios do peso incorreto e embalagem inadequada.
- Peixes secos: opções como o bacalhau e a manjuba também precisam de cuidados durante a compra e consumo. Assim, as proteínas com essas condições devem estar armazenadas em local limpo e protegidos de poeira e insetos. Observe se a proteína apresenta sinais de mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas no peixe. Também é ideal que não tenha limosidade superficial e odor desagradável quando manipulado.
Por fim, confira se os olhos estão brilhantes e grandes, além de não aparentarem manchas. Isso indica que o peixe é fresco. Além disso, evite peixes com guelras amareladas e com muco, essas condições indicam que o peixe não está apto para consumo e pode prejudicar a saúde.
Fonte: Meydson Souza, nutricionista e professor da UNINASSAU (Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista).