Comer ovo com a gema mole causa riscos à saúde?
No café da manhã, almoço, lanche ou jantar, o ovo é uma opção de proteína bem popular. No preparo do alimento, há quem ame comer ovo com a gema mole, mas será que essa prática causa riscos à saúde?
De acordo com a nutricionista e personal chef Luana Rocha, sim. Isso acontece pois o ovo possui a salmonella, bactéria que causa intoxicação alimentar e pode causar morte. Ou seja, quando não é cozido por completo, o perigo é real. Além disso, Rocha também alerta que a bactéria pode estar presente na casca do alimento.
A nutricionista explica que, de acordo com um regulamento técnico sobre boas práticas para estabelecimentos comerciais de alimentos ou serviços de alimentação, são proibidas as preparações onde os ovos permaneçam crus ou mal cozidos.
“Os ovos cozidos devem ser fervidos por sete minutos e os ovos fritos devem apresentar a gema dura. A utilização deve ser com ovos pasteurizados, desidratados ou cozidos em preparações sem cocção, tais como maioneses, cremes, mousses, entre outros. O conteúdo do ovo não deve entrar em contato com a superfície externa da casca”, explica.
Leia também: Ovo: Nutrientes, benefícios e como consumir
Atenção aos mercados
É importante comprar ovos em lugares confiáveis para evitar qualquer risco de intoxicação. A nutricionista afirma que é proibido vender ou usar ovos com a casca rachada ou suja no preparo de alimentos de restaurantes e estabelecimentos.
“Os ovos devem ter conserva, preferencialmente, em refrigeradores. Deve-se conferir o prazo de validade, além de não reutilizar as embalagens, nem utilizá-las para outras finalidades. Por fim, não é recomendável a lavagem de ovos”, alerta.
Comer ovo com a gema mole: e completamente cru?
Algumas pessoas acreditam que consumir o ovo completamente cru ajuda a melhorar a voz. Por exemplo, cantores e narradores. Entretanto, ingerir o alimento dessa forma pode ser perigoso, inclusive o risco vai além da salmonella. Rocha conta que indivíduos com alergia alimentar causada por proteínas do ovo, como mucoide e ovo albumina, precisam ter cautela.
“Vale dizer que estudos apontam para o perigo do consumo excessivo e prolongado da clara de ovo crua. Esse hábito pode causar deficiência da biotina (vitamina b7). Isso porque a clara de ovo crua contém avidina, uma glicoproteína que impede o intestino de absorver corretamente a biotina”, ressalta a nutricionista. Assim, ela afirma que a prática pode gerar:
- Dermatite;
- Alopecia;
- Normalidades neurológicas (ataxia).
Por fim, é importante lembrar que o ovo é um alimento muito versátil e rico em nutrientes. A nutricionista explica que ele tem baixa quantidade de calorias e possui ótima composição nutricional, com vitaminas, minerais, macronutrientes e gorduras boas. Dessa forma, Rocha completa dizendo que a maior densidade nutricional do alimento está concentrada em sua gema. Já a clara é formada em sua maioria por água e proteínas.
Fonte: Luana Rocha, nutricionista e personal chef.