Como comer hambúrguer sem sair da dieta

29 de maio, 2020

Hambúrguer é um dos sanduíches mais amados em todo mundo. E até mesmo os mais disciplinados seguidores de uma dieta sentem, vez ou outra, vontade de saborear um pedacinho dessa delícia. Muitos que querem perder peso acreditam que essa iguaria deve ser cortada do cardápio. Mas, se engana quem pensa que não é possível comer hambúrguer e ainda assim emagrecer

O segredo de qualquer alimentação saudável começa pela moderação. Ou seja, deixar o hambúrguer para uma data especial e saboreá-lo sem exagero não vai comprometer a perda de peso. Além disso, se você não abre mão dessa delícia, deve tentar deixá-lo o mais saudável possível.

Como? Fazendo trocas e substituições inteligentes, que que irão diminuir as gorduras e calorias do prato, sem perder o sabor. Veja algumas dicas:

Comece pela salada

Os vegetais são ricos em fibras e ajudam a garantir uma maior sensação de saciedade, diminuindo a chance de você exagerar na quantidade sanduíches. Além disso, as folhas estimulam a mastigação, fazendo com você demore mais tempo para comer.

Prepare em casa e com carnes magras

Ao fazer um hambúrguer em casa você pode caprichar nos ingredientes saudáveis. Procure utilizar carnes magras, pois elas possuem menos gordura. Alguns bons exemplos são: patinho, alcatra, músculo, maminha e filé mignon. E, claro,as carnes brancas. Dê preferência aos cortes sem a pele. Assim, você reduz o teor de gorduras da sua refeição e saboreia um hambúrguer ainda mais saudável.

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Cuidado com os molhos

As receitas preparadas com queijo e maionese são as mais gordurosas e calóricas. Por isso, substitua, então, por opções mais leves, como os de alho, limão ou iogurte. 

Na hora do pão

As receitas com farinha integral são sempre as mais saudáveis. Melhor ainda é comer hambúrguer sem pão, apenas a carne, ou envolvê-la em folhas de alface, por exemplo. 

E a batata frita?

Se não puder pular essa acompanhamento, escolha a versão assada. Elas ficam sequinhas, crocantes e muito saborosas. Além disso, peça uma porção menor e sem sal. Você pode realçar o sabor de outras formas. Experimente acrescentar temperos naturais, como orégano e pimenta. 

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