Chocolate amargo traz benefícios para idosos com câncer, diz estudo

Alimentação Bem-estar
08 de Julho, 2022
Chocolate amargo traz benefícios para idosos com câncer, diz estudo

Que o chocolate com alto teor de cacau pode trazer benefícios para a saúde e fazer parte de uma dieta equilibrada, você provavelmente já sabe. Mas, agora, um estudo descobriu que o alimento é especialmente vantajoso para idosos com câncer e sob cuidados paliativos.

A pesquisa foi conduzida por especialistas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo (USP). Nela, os cientistas chegaram à conclusão de que o consumo regular do item pode contribuir para a melhora do estado nutricional, a funcionalidade e a diminuição dos sintomas nesse grupo específico.

“Nós queríamos fazer um trabalho de pesquisa que fosse útil para o público-alvo, promovendo melhora nos problemas nutricionais, conforto e prazer. Foi assim que pensamos em estudar o chocolate, que tem uma história antiga na sociedade e que é alvo de estudos na área cardiovascular”, diz Nereida Kilza da Costa Lima, médica geriatra, professora da USP e orientadora do estudo, em um comunicado.

Leia também: Macarrão integral é a melhor opção para quem quer emagrecer?

Benefícios do chocolate com alto teor de cacau: como funcionou o estudo

Desse modo, os pesquisadores selecionaram 46 pacientes em tratamento no Serviço de Oncologia e Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Todos eles receberam o tratamento padrão, mas foram divididos em três grupos:

  • Pessoas que não consumiram o chocolate com alto teor de cacau;
  • Indivíduos que ingeriram 25g diárias de chocolate 55% cacau;
  • Por fim, pessoas que ingeriram 25g de chocolate branco.

Os voluntários, assim, tinham uma idade média de 67 anos, e 43,5% estavam em risco de desnutrição ou desnutridos no começo do trabalho. Além disso, os especialistas investigaram dados sociodemográficos e informações acerca da saúde de cada um deles — por meio de exames laboratoriais e acompanhamento do estado nutricional.

O próprio artigo, então, explicou o resultado. “O consumo de chocolate com maior teor de cacau pode contribuir para a melhora do estado nutricional e da funcionalidade de pacientes idosos com câncer em cuidados paliativos.”

Por fim, outra descoberta surpreendente foi com relação ao chocolate branco. “Nos surpreendeu que o chocolate branco, que é sempre visto como sem efeito, contribuiu para a melhora dos voluntários do nosso estudo. Ele demonstrou ter efeito benéfico no estresse oxidativo, que causa danos celulares; melhora na inflamação e nas reservas corporais. Agora a comunidade científica precisa continuar pesquisando quais são e os impactos de possíveis componentes positivos desse tipo de chocolate”, diz a professora Nereida.

Referências:

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva