Chocolate amargo traz benefícios para idosos com câncer, diz estudo
Que o chocolate com alto teor de cacau pode trazer benefícios para a saúde e fazer parte de uma dieta equilibrada, você provavelmente já sabe. Mas, agora, um estudo descobriu que o alimento é especialmente vantajoso para idosos com câncer e sob cuidados paliativos.
A pesquisa foi conduzida por especialistas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo (USP). Nela, os cientistas chegaram à conclusão de que o consumo regular do item pode contribuir para a melhora do estado nutricional, a funcionalidade e a diminuição dos sintomas nesse grupo específico.
“Nós queríamos fazer um trabalho de pesquisa que fosse útil para o público-alvo, promovendo melhora nos problemas nutricionais, conforto e prazer. Foi assim que pensamos em estudar o chocolate, que tem uma história antiga na sociedade e que é alvo de estudos na área cardiovascular”, diz Nereida Kilza da Costa Lima, médica geriatra, professora da USP e orientadora do estudo, em um comunicado.
Leia também: Macarrão integral é a melhor opção para quem quer emagrecer?
Benefícios do chocolate com alto teor de cacau: como funcionou o estudo
Desse modo, os pesquisadores selecionaram 46 pacientes em tratamento no Serviço de Oncologia e Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Todos eles receberam o tratamento padrão, mas foram divididos em três grupos:
- Pessoas que não consumiram o chocolate com alto teor de cacau;
- Indivíduos que ingeriram 25g diárias de chocolate 55% cacau;
- Por fim, pessoas que ingeriram 25g de chocolate branco.
Os voluntários, assim, tinham uma idade média de 67 anos, e 43,5% estavam em risco de desnutrição ou desnutridos no começo do trabalho. Além disso, os especialistas investigaram dados sociodemográficos e informações acerca da saúde de cada um deles — por meio de exames laboratoriais e acompanhamento do estado nutricional.
O próprio artigo, então, explicou o resultado. “O consumo de chocolate com maior teor de cacau pode contribuir para a melhora do estado nutricional e da funcionalidade de pacientes idosos com câncer em cuidados paliativos.”
Por fim, outra descoberta surpreendente foi com relação ao chocolate branco. “Nos surpreendeu que o chocolate branco, que é sempre visto como sem efeito, contribuiu para a melhora dos voluntários do nosso estudo. Ele demonstrou ter efeito benéfico no estresse oxidativo, que causa danos celulares; melhora na inflamação e nas reservas corporais. Agora a comunidade científica precisa continuar pesquisando quais são e os impactos de possíveis componentes positivos desse tipo de chocolate”, diz a professora Nereida.
Referências: