Chlorella: O que é, benefícios e como consumir
Embora a ideia de comer algas de água doce possa não parecer muito atraente a princípio, uma extensa lista de benefícios à saúde encontrados em um microorganismo unicelular chamado chlorella pode mudar sua opinião.
Prima da spirulina, a chlorella é uma alga verde vibrante que é um complemento comum nas sociedades orientais há anos. Observando todas as vitaminas e minerais benéficos presentes nesta planta, fica claro porque a ciência está do lado desse minúsculo ingrediente.
Chlorella contém muitas vitaminas e minerais, incluindo ferro, magnésio, fósforo, zinco e vitaminas A e B6. Também é cheia de proteínas.
Aqui está o detalhamento nutricional de uma porção de 1 colher de sopa de chlorella:
- 8,2 gramas de proteína;
- 143% do valor percentual diário recomendado (% VD) de vitamina A;
- 101% VD de ferro;
- 66% VD de zinco;
- 13% VD de fósforo;
- 11% VD de magnésio;
- 10% VD de vitamina B6.
Como consumir chlorella
A alga está disponível como um suplemento na forma de pó ou comprimido. O pó pode ser misturado com água para um simples elixir matinal ou incorporado nas receitas.
Leia também: Spirulina: O que é e benefícios
Benefícios da chlorella
Atua na desintoxicação de metais pesados
Infelizmente, muitos de nós acumulamos metais pesados em nossos corpos, seja pela ingestão de peixes carregados de mercúrio ou pelo preenchimento de dentes de metal.
Chlorella é um quelante, o que significa que pode se ligar a metais pesados, transportando-os para fora do corpo. De fato, um estudo descobriu que 90 dias de suplementação com chlorella melhoraram a desintoxicação de metais pesados e reduziram significativamente os níveis de mercúrio em indivíduos com exposição crônica a metais.
Chlorella melhora a função imunológica
Os efeitos da chlorella no sistema imunológico foram estudados em indivíduos saudáveis e naqueles com sistema imunológico comprometido devido a medicação ou doença.
Com isso, um estudo desenvolvido na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, constatou que oito semanas de suplementação apoiaram a resposta imunorreguladora em pacientes saudáveis.
Já em um estudo de dois anos apresentado no Congresso de Etnofarmacologia em Estrasburgo, França,entre pacientes não saudáveis, o sistema imunológico retornou aos níveis de desempenho quase normais com 20 gramas + 150 ml de suplementação diária. No entanto, são necessárias mais pesquisas para confirmar as propriedades de suporte imunológico da chlorella.
Leia também: Shakes para emagrecer: Cuidados na hora de consumir
É antioxidante
O estresse oxidativo, que pode ser causado por poluição, estresse ou má alimentação, contribui para o envelhecimento acelerado e condições adversas à saúde. Assim, os antioxidantes podem combater o estresse oxidativo e proteger as células contra danos. Portanto, verificou-se que chlorella possui propriedades antioxidantes.
Ajuda a regular a pressão
Chlorella pode ajudar a manter níveis saudáveis de pressão arterial. Um estudo feito pelo Hospital da Polícia de Mukaiyama, no Japão, acompanhou pacientes hipertensos e descobriu que 1,5 gramas da substância pura em forma de comprimido por dia resultaram em um efeito benéfico nos níveis de pressão arterial durante um período de seis meses.
Possíveis efeitos colaterais da chlorella
Como com todos os suplementos, é importante que você consulte seu médico antes de adicionar o ingrediente à rotina diária. Chlorella contém iodo, portanto, aqueles com sensibilidade ao iodo ou hipertireoidismo devem evitar a ingestão. Como existem evidências de que a alga estimula o sistema imunológico, os pacientes com doenças autoimunes não devem suplementar com ela. Pessoas com sensibilidades ou alergias ao mofo também devem evitá-lo, pois isso pode causar uma reação alérgica. Por fim, certifique-se de comprar chlorella orgânica de um fornecedor certificado e de qualidade.
Leia também: Melhores vitaminas e nutrientes para as mulheres