Chás que fortalecem a imunidade: veja algumas opções

Alimentação Bem-estar
12 de Agosto, 2022
Chás que fortalecem a imunidade: veja algumas opções

De várias origens e sabores diferentes, os chás podem significar um conforto para o corpo, uma solução para o mal-estar ou até uma desculpa para fazer uma pausa na correria. Gelados ou quentes, eles são uma boa pedida em uma rotina alimentar saudável, ajudando a deixar a imunidade em dia, entre outros benefícios.  

De acordo com a nutricionista da Vitat Vanessa Losano, as vantagens são muitas e há diversas formas de preparo, como a infusão (quando fervemos a água primeiro e depois colocamos as folhas ou flores) e a decocção (quando raízes ou cascas são fervidas junto da água). Uma boa dica é deixá-los numa garrafinha na mesa do trabalho, aumentando a quantidade de água ingerida por dia. 

Leia mais: Como manter uma alimentação saudável no inverno? Veja dicas

Chás que auxiliam na digestão

Para as ocasiões em que a comida parece ter pesado demais ou quando os gases causam aquela cólica chata, os chás de hortelã, boldo e erva-doce possuem ativos que ajudam na digestão e podem aliviar os desconfortos.

https://www.youtube.com/watch?v=9dIpycXDCnA

Chás para desacelerar

Às vezes, a sensação é que estamos mais acelerados do que o normal e uma tentativa válida é parar, respirar e preparar um chá. Vanessa recomenda nesses casos os de  maracujá, camomila, mulungu, valeriana ou lavanda.

https://www.youtube.com/watch?v=-hmtlY0wtjU

Chás para prevenir a retenção de líquidos

Já para quem costuma sofrer com os inchaços causados pela retenção de líquidos, muito comuns no período pré-menstrual, os chás preto e verde são os mais recomendados. 

Imunidade e o poder dos chás 

Para a imunidade, as opções de chá indicadas são os feitos de alho e limão. Isso porque eles têm propriedades anti-inflamatórias e são ricos em vitamina C, o ativo que participa da produção de leucócitos, as células do sistema imune que combatem agentes externos, como os vírus. 

Além de cuidar da alimentação e contar com os chás, a nossa imunidade precisa de um conjunto de condições para se manter forte, entre elas, boas noites de sono, lazer, tranquilidade e atividade física regular. De acordo com o educador físico e diretor técnico da Bodytech, vários estudos recentes mostram que exercícios de intensidade moderada feitos com regularidade estão atrelados a uma melhor resposta do sistema imunológico. 

Cuidados na hora de consumir os chás

Apesar dos inúmeros benefícios, é preciso ter consciência de algumas questões na hora de consumir chás para fortalecer a imunidade. É interessante sempre variar o tipo para que não haja uma alta concentração de apenas um ativo no organismo e verificar se existem contraindicações, como por exemplo, o chá de sene, que pode causar cólicas intestinais, diarreia, vômitos, má absorção de nutrientes pelo intestino. “Temos a ideia errada de que apenas porque é natural faz bem, mas quantidades exageradas nunca são indicadas”, explica a nutricionista. 

Fonte: Vanessa Losano, nutricionista da Vitat.

Leia também:

Remada baixa
Bem-estar Movimento

Remada baixa: para que serve e como fazer?

Comum em treinamento de força, o exercício fortalece os músculos das costas, como o dorso e trapézio

elevação pélvica
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica: como fazer, benefícios e substituições

A elevação de quadril, também chamada de hip thrust ou elevação pélvica, é o ótima para trabalhar glúteos e pernas

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela