Chás que fortalecem a imunidade: veja algumas opções

Alimentação Bem-estar
15 de Julho, 2024
Fernanda Lancellotti
Revisado por
Nutricionista • CRN3 29223
Chás que fortalecem a imunidade: veja algumas opções

De várias origens e sabores diferentes, os chás podem significar um conforto para o corpo. Isto é, uma solução para o mal-estar ou até uma desculpa para fazer uma pausa na correria. Gelados ou quentes, eles são uma boa pedida em uma rotina alimentar saudável, ajudando a deixar a imunidade em dia, entre outros benefícios. Mas afinal, quais são os chás que fortalecem a imunidade?

De acordo com a nutricionista Vanessa Losano, as vantagens são muitas. Além disso, há diversas formas de preparo, como a infusão (quando fervemos a água primeiro e depois colocamos as folhas ou flores) e a decocção (quando raízes ou cascas são fervidas junto da água). Uma boa dica é deixá-los numa garrafinha na mesa do trabalho, aumentando a quantidade de água ingerida por dia. 

Leia mais: Como manter uma alimentação saudável no inverno? Veja dicas

Chás que fortalecem a imunidade

Para a imunidade, as opções de chá indicadas são os feitos de alho e limão. Isso porque eles têm propriedades anti-inflamatórias e são ricos em vitamina C, o ativo que participa da produção de leucócitos, as células do sistema imune que combatem agentes externos, como os vírus. 

Além de cuidar da alimentação e contar com os chás, a nossa imunidade precisa de um conjunto de condições para se manter forte. Entre elas, boas noites de sono, lazer, tranquilidade e atividade física regular. De acordo com o educador físico e diretor técnico da Bodytech, Eduardo Netto, vários estudos recentes mostram que exercícios de intensidade moderada feitos com regularidade estão atrelados a uma melhor resposta do sistema imunológico. 

Outras opções de chás

  • Chás que auxiliam na digestão

Para as ocasiões em que a comida parece ter pesado demais ou quando os gases causam aquela cólica chata, os chás de hortelã, boldo e erva-doce possuem ativos que ajudam na digestão. Dessa forma, podem aliviar os desconfortos.

  • Chás para desacelerar

Às vezes, a sensação é que estamos mais acelerados do que o normal e uma tentativa válida é parar, respirar e preparar um chá. Vanessa recomenda nesses casos os de  maracujá, camomila, mulungu, valeriana ou lavanda.

  • Chás para prevenir a retenção de líquidos

Já para quem costuma sofrer com os inchaços causados pela retenção de líquidos, muito comuns no período pré-menstrual, os chás preto e verde são os mais recomendados. 

Cuidados na hora de consumir os chás

Apesar dos inúmeros benefícios, é preciso ter consciência de algumas questões na hora de consumir chás para fortalecer a imunidade. É interessante sempre variar o tipo para que não haja uma alta concentração de apenas um ativo no organismo e verificar se existem contraindicações, como por exemplo, o chá de sene, que pode causar cólicas intestinais, diarreia, vômitos, má absorção de nutrientes pelo intestino. “Temos a ideia errada de que apenas porque é natural faz bem, mas quantidades exageradas nunca são indicadas”, explica a nutricionista. 

Fonte: Vanessa Losano, nutricionista.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher em uma reunião online de trabalho
Bem-estar Equilíbrio

Benefícios corporativos promovem o bem-estar dos colaboradores

Os benefícios corporativos estimulam a satisfação, mas devem ser combinados a práticas e políticas em prol de um ambiente de trabalho seguro e saudável

dieta mediterranea
Alimentação Bem-estar

Dieta mediterrânea: o que é, como fazer e cardápio

A dieta mediterrânea pode ajudar a emagrecer focando no consumo de frutos do mar. Saiba como fazer e os principais alimentos

mulher com pedra na vesícula preparando ovo para comer
Alimentação Bem-estar Saúde

Quem tem pedra na vesícula pode comer ovo?

A coleitíase ocorre quando há o acúmulo de depósitos sólidos na vesícula biliar.