Chás pós-ceia: veja opções para amenizar o inchaço

Alimentação Bem-estar
27 de Dezembro, 2023
Chás pós-ceia: veja opções para amenizar o inchaço

Resistir as tentações da ceia de Natal é uma missão quase que impossível. Os pratos e sobremesas parecem saltar aos olhos, mas, com uma grande variedade dessas guloseimas na mesa, o resultado muitas vezes acaba sendo o exagero na hora de saborear as delícias. Entretanto, passados os excessos, é muito importante manter o foco na saúde e no reequilíbrio do corpo. Por isso, veja algumas opções de chás pós-ceia para reduzir o inchaço.

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Afinal, quais são os riscos do excesso no final de ano?

De acordo com Ramiele Calmon, nutricionista, os excessos alimentares durante as festividades natalinas podem contribuir significativamente para o ganho de peso e retenção de líquidos. Além disso, “o consumo elevado de alimentos ricos em calorias, açúcares e gorduras saturadas, típicos dessa época, pode levar a um desequilíbrio energético”, afirma a especialista.

“Nesse sentido, a combinação de refeições volumosas e a redução de atividade física, podem favorecer o acúmulo de gordura corporal”, afirma Ramiele. Dessa forma, na tarefa de reequilibrar o funcionamento do corpo pós-festa, os chás são excelentes aliados. A seguir, Ramiele listou 5 chás para te auxiliar no pós-ceia.

Chás pós-ceia: veja opções

Boldo-Baiano

  • Benefícios: Estimula a secreção de enzimas digestivas e possui ação antioxidante e detoxificante no fígado, auxiliando na eliminação de toxinas.
  • Modo de usar: primeiramente, faça uma infusão de 3g das folhas em 150 ml de água. Tomar 3 xícaras ao dia.

Alcachofra

  • Benefícios: É indicada por estimular a secreção de bile, melhorando assim a digestão, principalmente de gorduras.
  • Modo de usar: faça uma infusão de 1 a 2g das folhas em 150 ml de água. Tomar antes das refeições ricas em gorduras.

Espinheira Santa

  • Benefícios: Reduz a produção de ácido estomacal. Dessa forma, evita o dano a mucosa gástrica, além de reduzir o refluxo, azia e dor estomacal.
  • Modo de usar: decocção (ferver junto), de 1 a 3g de suas folhas em 150 ml de água. Tomar antes das refeições 3 vezes ao dia.

Capim-Santo/Capim-Cidreira/Capim-Limão

  • Benefícios: Otimiza o processo digestivo e reduz a distensão abdominal. Além disso, é uma ótima opção para quem possui Síndrome do Intestino Irritável.
  • Modo de usar: infusão de 1 a 3g das folhas em 150 ml de água. Tomar 2 xícaras ao dia.

Carqueja

  • Benefícios: Auxilia na má digestão e detoxificação hepática, bem como possui ação diurética.
  • Modo de usar: infusão de 2,5g das partes aéreas em 150 ml de água. Tomar 2 xícaras ao dia.

Fonte: Ramiele Calmon, nutricionista e mestre em nutrição, especialista da qualidade de vida e mestre em segurança alimentar.

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