Chás para cólica menstrual: 7 melhores opções e como fazer
Os sintomas do período menstrual, como a cólica, são temporários, mas costumam trazer improdutividade e estresse — prejudicando as atividades do dia a dia. Entre os métodos de tratamento, as bebidas naturais são uma alternativa para aliviar as dores e o desconforto. É o caso dos chás para cólica menstrual.
Algumas bebidas, como hortelã e folha de algodão, possuem propriedades capazes de reduzir a inflamação e diminuir as contrações uterinas. Como resultado, elas aliviam as cólicas e promovem o bem-estar durante o ciclo menstrual.
Então, neste contexto, conversamos com Mariana Moretti, nutricionista funcional da Clínica Mantelli, e listamos alguns chás para cólicas menstruais, seus benefícios e como preparar.
1. Dong Quai
A dong quai é uma planta típica de países asiáticos, como China, Japão e Coreia do Sul. Conhecida pelo nome científico Angelica sinensis, a raiz possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e vasodilatadoras que, enquanto ajudam a regular o ciclo menstrual, também amenizam os sintomas de TPM.
Como fazer: em um recipiente, adicione 200ml de água e 3 g de raiz de dong quai. Deixe ferver por 10 minutos e, em seguida, retire-o do fogo. Por fim, basta deixar amornar, coar e consumir.
2. Chás para cólica menstrual: Agoniada
O chá de agoniada apresenta propriedades analgésicas e antiespasmódica, que ajudam no alívio de cólicas menstruais.
Ainda mais, Mariana aponta que a bebida age como estimulante da função gonadal — que é responsável, entre outras funções, pela produção de hormônios sexuais, como estrogênio e progesterona. Por isso, o chá contribui para regular os ciclos menstruais.
Como fazer: adicione 1 litro de água em um recipiente e leve para ferver. Em seguida, retire-o do fogo e adicione 10 g de flores de agoniada. Logo depois, tampe e deixe repousar por 5-10 minutos. Por fim, basta coar e consumir.
3. Artemísia
Também conhecida como camomila-do-campo, rainha-das-ervas e erva-de-fogo, acredita-se que ela pode ajudar a regular a menstruação e aliviar as cólicas do período.
Além disso, Mariana explica que o chá de artemísia atua como um tônico da circulação sanguínea, ou seja, ajuda a melhorar e fortalecer a circulação do sangue no corpo.
Como fazer: coloque 2 colheres (de sopa) de folhas secas de artemísia em 1 litro de água previamente fervida, e deixe repousar por 10 minutos. Então, coe e espere amornar. Está pronto!
4. Chás para cólica menstrual: Hortelã-pimenta
Em entrevista prévia à Vitat, o nutrólogo Tasso Carvalho explicou que diversas substâncias presentes na folha da hortelã-pimenta contribuem para aliviar os sintomas de TPM — incluindo as dores menstruais, de cabeça e as alterações de humor frequentes no período, por exemplo.
“Mentol, mentona, cineol, mentofurano e cineo limonina são os principais ativos contidos na mentha piperina, relacionados à analgesia (alívio das dores) e ao combate à inflamação”, aponta o especialista.
Como fazer: adicione uma colher (de sobremesa) de folhas secas de hortelã-pimenta em 150 ml de água previamente fervida. Deixe-as em infusão por cerca de 5 a 10 minutos e, por fim, coe para retirar as folhas. Está pronto!
Leia mais: Folha de hortelã-pimenta alivia os sintomas de TPM? Especialista explica
5. Folha de algodão
Primeiramente, o chá de folha de algodão não apenas está associado ao melhor funcionamento do intestino: a infusão contribui para aliviar os sintomas de TPM e o ciclo menstrual como um todo. Ainda mais, ele possui ação diurética, ajudando a reduzir a sensação de inchaço.
Como fazer: a princípio, é necessário separar 2 colheres de sopa de folhas frescas ou secas de algodão. Em seguida, ferva 1 litro de água mineral corrente. Uma vez que a água estiver fervida, junte as folhas à ela. Por fim, coe o chá e sirva-a quando estiver morno.
6. Folha de laranja
O chá da folha de laranja, entre outros benefícios, possui uma suposta ação antiespasmódica. Como resultado, ela ameniza as dores provocadas pela TPM. Além disso, por conter ação diurética, o chá reduz a retenção de líquidos e também ameniza a sensação de inchaço.
Como fazer: à princípio, ferva 500 ml de água. Desligue o fogo e adicione as folhas de laranja. Logo após, deixe em infusão por 10 minutos. Por fim, basta coar e consumir!
7. Chás para cólica menstrual: Gengibre
Utilizado há muitos anos para fins culinários, o gengibre também pode trazer benefícios quando em forma de chá. Por exemplo, devido às suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, ele ajuda a aliviar tanto as dores menstruais quanto o inchaço.
Como fazer: primeiramente, em um recipiente, adicione 2 cm de gengibre fresco picado em pedaços pequenos (ou 1 colher de chá de gengibre em pó) e 1 litro de água. Leve ao fogo e deixe ferver. Em seguida, deixe amornar, coe e está pronto!
Fontes
Mariana Moretti, nutricionista funcional da Clínica Mantelli.
Referências
Bihani, Tanay. “Plumeria rubra L.- A review on its ethnopharmacological, morphological, phytochemical, pharmacological and toxicological studies.” Journal of ethnopharmacology vol. 264 (2021): 113291. doi:10.1016/j.jep.2020.113291
Nigam M, Atanassova M, Mishra AP, et al. Compostos bioativos e benefícios para a saúde de espécies de Artemísia. Comunicações de produtos naturais . 2019;14(7). doi: 10.1177/1934578X19850354
Mao, Qian-Qian et al. “Bioactive Compounds and Bioactivities of Ginger (Zingiber officinale Roscoe).” Foods (Basel, Switzerland) vol. 8,6 185. 30 May. 2019, doi:10.3390/foods8060185
Alammar N, Wang L, Saberi B, Nanavati J, Holtmann G, Shinohara RT, Mullin GE. The impact of peppermint oil on the irritable bowel syndrome: a meta-analysis of the pooled clinical data. BMC Complement Altern Med. 2019 Jan 17;19(1):21. doi: 10.1186/s12906-018-2409-0. PMID: 30654773; PMCID: PMC6337770.