Qual chá é bom para pressão alta? Conheça os melhores
A hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, é causada principalmente pela contração dos vasos pelos quais o sangue circula. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a pressão alta ataca os vasos, o coração, os rins e o cérebro. Os vasos são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é lesionada quando o sangue está circulando com pressão elevada. Com isso, tornam-se endurecidos e estreitados, podendo com o passar dos anos entupir ou romper, causando infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), por exemplo.
Por isso, o diagnóstico e o tratamento correto devem ser realizados com o auxílio de um médico. O controle da pressão envolve diferentes fatores, como medicamentos, atividade física e alimentação. Sendo que nenhum tratamento caseiro substitui o medicamentoso. Do ponto de vista da alimentação, alguns chás possuem efeito hipotensor, ou seja, podem auxiliar a “baixar a pressão arterial”, porém o consumo desse tipo de chá deve ser realizado com orientação médica ou de um nutricionista, pois podem interagir com a medicação prescrita. Entenda melhor a seguir:
Qual chá é bom para pressão alta?
Chá de alho
O alho é fonte de antioxidantes, possuindo propriedades que estimulam a produção de óxido nítrico, um vasodilatador que melhora a circulação sanguínea e auxilia na redução da pressão.
Para o chá: em uma panela, coloque dois dentes de alho amassados para 300 ml de água, deixe ferver por 10 minutos, coe e beba em seguida.
Chá de hibisco
Por outro lado, o hibisco possui propriedades diuréticas, fazendo com que o organismo elimine líquidos em excesso e facilite o bombeamento de sangue no corpo, regulando a pressão arterial.
Para o chá: em um recipiente, ferva 200 ml de água, adicione uma colher (chá) de hibisco seco, tampe e deixe descansar por três a cinco minutos. Em seguida, é só coar e consumir.
Leia mais: As melhores ervas para a saúde do cérebro
Chás com potencial calmante
Chás calmantes podem ajudar a relaxar, auxiliando indiretamente na redução da pressão arterial. Opções são chá de camomila, chá de erva-cidreira, chá de lavanda e chá de maracujá.
Para o chá: em um recipiente, ferva 200 ml de água, adicione uma colher (chá) de uma das ervas secas, tampe e deixe descansar por três a cinco minutos. Então, é só coar e consumir.
Leia também: Beber café diariamente reduz risco de pressão alta, diz estudo