Chá verde ou chá preto: Qual é mais saudável?

19 de novembro, 2019

Há quem tenha suas preferências entre chá verde ou chá preto, mas ambas as bebidas são originárias da mesma planta, a Camellia sinensis.

A principal diferença entre os dois sabores é que um é oxidado e outro não. Para fazer chá preto, as folhas são enroladas primeiro e depois expostas ao ar para desencadear o processo de oxidação. Essa reação faz com que as folhas fiquem escuras e permite que o sabor aumente e se intensifique.

Por outro lado, o verde é processado para evitar a oxidação e, portanto, muito mais claro que o preto.

Mas, entre ou chá verde ou chá preto, dá para determinar qual escolha é mais saudável?

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais

Benefícios

Embora sejam diferentes, eles podem fornecer alguns dos mesmos benefícios à saúde.

As duas bebidas contêm polifenóis com fortes efeitos antioxidantes, potencialmente reduzindo o risco de doenças cardíacas. Além disso, ambos têm cafeína, o que aumenta o estado de alerta e foco, e L-theanina, que libera estresse e acalma o corpo.

O chá verde contém EGCG, um antioxidante que demonstra ajudar a combater o câncer e as células bacterianas, além de proteger o cérebro e o fígado.

Leia também: Informações nutricionais do chá verde

Já os efeitos antioxidantes do chá preto podem melhorar a função dos vasos sanguíneos e apoiar a perda de gordura corporal.

Chá verde ou chá preto: Qual dos dois escolher?

Verde e preto oferecem benefícios semelhantes. O chá verde pode ter um perfil antioxidante um pouco melhor, mas o chá preto é melhor se você estiver procurando por um aumento de cafeína que não seja tão forte quanto o café. Ainda assim, ambos são adições positivas à saúde. 

Leia também: Cafeína faz mal?

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.