Chá mate pode ajudar no emagrecimento, diz estudo
O chá mate é muito querido, especialmente na região Sul do Brasil, onde seu consumo é muito popular. Em recente estudo, seu potencial emagrecedor foi colocado à prova. Será que ele pode ajudar a perder peso?
Um estudo promovido por cientistas da Universidade de Illinois, investigou as propriedades do chá mate e concluiu que ele pode sim potencializar o emagrecimento e prevenir o ganho de peso.
Em princípio, a cafeína presente na composição do chá foi isolada e, a partir disso, concluiu-se que a substância pode não apenas prevenir o ganho de peso, mas também dificultar o acúmulo de gordura. Assim, os ratos que foram submetidos aos testes apresentaram resultados positivos.
Esses mesmos ratos foram induzidos a uma dieta rica em carboidratos e gorduras, simultaneamente ao consumo da cafeína do chá mate.
Em síntese, apesar da alimentação pouco saudável, houve redução do tecido adiposo nos animais. Ou seja, eles perderam gordura. Ao fim dos testes, eles apresentaram 16% menos peso e 22% menos gordura corporal.
Também, os cientistas concluíram que não foi apenas a cafeína isolada que provocou esse efeito, visto que os ratos que consumiram o chá integralmente apresentaram resultados similares.
Leia mais: Cafeína pode impedir o ganho de peso
Tudo sobre o chá mate
O chá mate é feito a partir da erva-mate, originária da América do Sul – o que explica sua popularidade na região. Não só, a erva é usada como remédio caseiro para o colesterol alto há séculos. Portanto, seus benefícios à saúde não são poucos.
Logo, a erva é rica em vitaminas como a A, a B1, a B2, a C e a E estão presentes em sua composição.
Outros benefícios do chá
Seus benefícios se estendem (e muito). Além de tratarem o colesterol alto e ajudarem no emagrecimento, a erva mate também:
- É antioxidante;
- Previne a retenção hídrica;
- Dá energia;
- É um estimulante afrodisíaco .