Chá de urtiga: Benefícios que você precisa conhecer

Alimentação Bem-estar
17 de Março, 2020
Chá de urtiga: Benefícios que você precisa conhecer

O chá de urtiga é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, entre outras propriedades. Feito a partir da erva urtiga, também chamada de urtigão, ortiga ou urtiga-maior, o chá é benéfico para a saúde de diversas maneiras.

É em suas folhas que encontramos maior parte de suas propriedades. A exemplo, é repleta de vitaminas, como as do complexo B e a vitamina C, bem como de minerais essenciais, como ferro e zinco.

Benefícios do chá de urtiga 

Protege a saúde do coração

Ao promover a redução do teor do ácido úrico no sangue, a urtiga ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, visto que o excesso de ácido pode ser extremamente maléfico para o organismo.

Leia também: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes

Pele linda e jovem

A bebida promove a saúde e boa aparência da pele: atua na prevenção da acne e no controle da oleosidade. Ainda, beneficia também o cabelo, pois previne e combate o surgimento de caspa. 

Leia mais: Alimentos que garantem uma pele saudável e lisinha

Chá de urtiga previne a retenção de líquido

O desconforto do inchaço com certeza incomoda muita gente, principalmente as mulheres. Esse probleminha, também conhecido por retenção de líquidos, nada mais é do que o acúmulo de água em algumas partes do corpo. Pernas, pés, braços, abdômen e rosto são as mais afetadas. Mas, por possuir forte ação diurética, a urtiga é capaz de combater a retenção hídrica. Ou seja, o chá promove a liberação dos excessos de sódio e ureia na urina.

Leia mais: Por que temos retenção de líquidos e como evitá-la?

Como consumir o chá de urtiga

O chá deve ser feito a partir das folhas de urtiga quando secas. Elas podem ser encontradas à venda em lojas de produtos naturais bem como no supermercado. 

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado