Chá de romã emagrece? Saiba mais sobre a bebida
Embora ainda pouco admirada pelos brasileiros, a romã está entre as frutas mais saudáveis que existem. Mas, fica a pergunta entre aqueles que desejam perder peso: será que o chá de romã emagrece? Vamos contar os seus benefícios, principais propriedades e como consumi-la a seguir.
Benefícios da romã
Em suma, a romã é rica em vitaminas C, K, complexo B, além de fibras e ácido fólico. Assim, combinados, eles ajudam a melhorar o sistema imunológico. Além disso, há também a presença de antioxidantes na fruta, que protegem o indivíduo dos radicais livres.
Um estudo feito por pesquisadores suecos, da Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne e também da Amazentis SA Biotechnical Company, analisou um composto da romã chamado urolitina. Assim, descobriu-se que ele ajuda a regular funções do organismo que retardam o processo de envelhecimento das células.
Como fazer o chá de romã?
O chá de romã é feito a partir da casca da fruta, mas também pode ser preparado com suas flores ou sementes quando amassadas. Assim, quando em água fervente, fica em pronto em questão de minutos.
Também, é possível consumir a fruta em forma de suco, doces ou mesmo in natura. Também é comum as sementes de romã com saladas, molhos e outros preparos salgados.
Ingredientes
- 10g de cascas de romã;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo
Lave as romãs e, em seguida, descasque a fruta e coloque as cascas em uma panela com água para ferver. Quando iniciar a fervura, desligue o fogo e deixe descansar até 5 minutos com a panela tampada. Em seguida, é só coar o chá de romã e beber.
Quais são os possíveis efeitos colaterais?
É importante esclarecer que todos os males causados, envolvendo a romã, se deram pelo consumo exagerado da fruta. Portanto, as propriedades nutricionais dela são benéficas, mas seu consumo pode ocasionar alguns desconfortos e até alergias. Assim, para pessoas com problemas no estômago, como úlceras e gastrite, a romã por ser ácida e potencializar os sintomas desse grupo”.
Além disso, um estudo publicado no Reproductive Sciences associou o consumo do extrato de romã às contrações uterinas. Assim, embora seja seguro consumir o fruto natural e o seu sumo, é desaconselhado o uso do extrato de romã durante a gestação.
Leia mais: Frutas para o lanche da tarde: veja quanto consumir e como combinar
Afinal, chá de romã emagrece?
Para que haja emagrecimento de fato é preciso ter déficit calórico. Ou seja, o corpo precisa consumir menos calorias do que gasta. Assim, não é possível afirmar que o chá de romã – ou nenhum outro alimento – tenha o “poder” de emagrecer de maneira isolada. Ou seja, é preciso analisar a alimentação como um todo, assim como outros hábitos saudáveis, como prática de exercício físico, sono de qualidade e manejo do estresse.
Ainda assim, por conter poucas calorias e ser rica em antioxidantes e vitaminas do complexo B, fatores que ajudam no metabolismo, a romã pode ser uma ótima aliada no processo, assim como seu chá.