Chá de perpétua roxa: Benefícios e como preparar
O chá de perpétua roxa é um ótimo remédio natural para a garganta e pode aliviar os sintomas de diversos problemas respiratórios, como asma. A perpétua roxa chama a atenção por suas lindas flores de cor rosa. Esta planta também é conhecida popularmente como flor de amaranto.
Benefícios do chá de perpétua roxa
Saúde respiratória fortalecida
O principal benefício do chá é que ele alivia inflamações nas vias respiratórias e na garganta. Por isso, combate a dor de garganta, a tosse, a rouquidão e a congestão nasal, além de aliviar sintomas de asma e bronquite.
Boa circulação sanguínea
Ainda, a bebida também garante a saúde do sangue e de sua circulação, sendo capaz de ajudar no tratamento de problemas como hemorroidas e varizes (veias dilatadas e deformadas, de coloração púrpuro-azulada, que surgem ao longo das pernas e podem causar dor e inchaço).
Além disso, reduz o risco de hipertensão, ou seja, a elevação excessiva da pressão arterial.
Imunidade fortalecida
Não só, as flores de amaranto também são grandes fontes de vitamina C. Portanto, o chá fortalece a imunidade e previne inflamações. Como se fosse uma fortaleza, a imunidade é uma espécie de muralha que trabalha a favor das defesas do seu corpo. O inimigo? As mais diversas doenças que podem atrapalhar o funcionamento do organismo.
Da mesma maneira, sua abundância na vitamina anti-inflamatória também beneficia a pele, de forma que evita seu envelhecimento precoce.
Leia também: Aposte na vitamina A para tratar acne. Saiba mais
Sono regulado
Naturalmente calmante, a bebida também ajuda no combate à insônia, ou seja, atuando para garantir um sono mais tranquilo e profundo. Além disso, o chá combate estresse e sintomas típicos da ansiedade.
Como preparar o chá de perpétua roxa
- 4 flores secas (10 g)
- 1 litro de água fervente
- Deixa a água ferver por cerca de 10 minutos e não sirva a bebida antes que ela fique morna
- Ingredientes adicionais recomendados: mel, gengibre e canela
- Beba no máximo 3 xícaras por dia
Porém, vale ressaltar que chá é contraindicado para gestantes, lactantes e crianças menores de 12 anos.