Chá de Mulungu diminui ansiedade e ajuda a dormir melhor
O chá de mulungu não é dos mais conhecidos, mas suas propriedades certamente chamam a atenção. A planta medicinal mulungu possui outros nomes: canivete, bico-de-papagaio e corticeira. Os múltiplos nomes não são sua única característica notável. Isso porque seus benefícios para a saúde merecem ainda mais destaque.
O chá é um forte aliado para combater os efeitos da depressão, ansiedade e do estresse. Graças aos seus efeitos calmantes e sedativos, o chá também é muito utilizado para garantir boas noites de sono. A seguir, saiba tudo sobre a bebida que contribui para o bem-estar.
Veja também: Chá de boldo-do-chile: Para que serve o remédio caseiro
Propriedades do chá de mulungu
O chá é feito com a casca da árvore brasileira chamada Erythrina mulungu e é conhecido por suas propriedades calmantes, que são excelentes aliadas para tratamentos de problemas psicológicos. Sendo assim, a erva é usada no combate ao estresse, insônia e ansiedade e aos sintomas da depressão.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 18,6 milhões de pessoas no Brasil viviam com ansiedade em 2015, o que coloca o país entre os primeiros nesse tipo de diagnóstico. Da mesma forma, os nutrientes presentes no chá ajudam a fortalecer o sistema imunológico, ajudando a reduzir o desenvolvimento de infecções, estimulando o corpo para que ele combata radicais livres e elimine toxinas. A seguir, confira os benefícios da bebida.
Benefícios do chá de mulungu
Reduz a ansiedade: os efeitos calmantes da bebida ajudam no controle da ansiedade, evitando sintomas como insônia, tontura e dificuldade para respirar.
Contribui com o sono: o chá estimula a liberação de hormônios que levam ao relaxamento e sensação de bem-estar.
Protege a saúde do fígado: devido aos antioxidantes, a bebida protege o órgão contra danos e fortalece o sistema imunológico.
Alivia o estresse: o chá ajuda a reduzir a tensão muscular e a irritabilidade.
Ação diurética: previne a retenção de líquido e o inchaço.
Ajuda na regulação da pressão arterial: graças a erististemina e a erisotiopina, o chá também ajuda na prevenção da pressão alta.
Forte ação anti-inflamatória: devido aos compostos bioativos, como flavonoides e alcaloides, o chá tem ação anti-inflamatória. Portanto, essas substâncias podem ajudar a reduzir a inflamação em diversas partes do corpo, incluindo as articulações, o sistema respiratório e o sistema nervoso.
Aliviar cólicas menstruais: as propriedades analgésicas e antinociceptivas do chá ajudam a diminuir a dor da cólica menstrual.
Como fazer chá de mulungu para dormir?
Para preparar a bebida, siga as recomendações abaixo:
- Misture de 2 a 3 colheres de sopa de casa de mulungu seca em 150 ml de água quente;
- Abafe o recipiente para que a água absorva mais rapidamente os nutrientes da casca;
- Aguarde no mínimo 10 minutos;
- Coe as cascas secas da bebida. Assim, se preferir, pode usar uma peneira para deixar a água livre;
- Está pronto! Agora é só tomar o seu chá de mulungu. Por fim, se preferir, adoce e consuma duas vezes ao dia, antes ou após as refeições.
Como tomar o chá de mulungu?
Se o objetivo é melhorar a qualidade do sono, de forma geral, a bebida deve ser ingerida entre 40 minutos e 1h antes de dormir. Por outro lado, se o foco é controlar os sintomas da ansiedade, o chá pode ser ingerido de 2 a 3 vezes por dia, considerando uma dose de 150 ml por vez, nos horários que houver necessidade.
Outras formas de consumir o mulungu
Além do uso das cascas secas, o mulungu também pode ser preparado utilizando os ingredientes abaixo:
- Cápsulas de mulungu: o mulungu também pode ser encontrado em cápsulas. Essa é uma forma bem fácil e prática de aproveitar os benefícios da planta. Se optar por esse consumo, lembre-se de utilizar a dosagem informada pelo fabricante.
-
Extrato de mulungu: o extrato de mulungu é outra opção para quem deseja experimentar os benefícios da planta, principalmente quando relacionados ao sono. Nesses casos, também utilize a dosagem recomendada pelo fabricante no rótulo do produto.
Quem não deve consumir o chá de mulungu
Ainda que seja um produto natural, o chá de mulungu deve ser evitado pelos seguintes públicos:
- Gestantes
- Lactantes
- Menores de 18 anos
- Pessoas com insuficiência cardíaca
- Pessoas com arritmia
- Pessoas que fazem uso de medicamentos como antidepressivos e anti-hipertensivos.
Além disso, vale lembrar que a bebida possui efeitos calmantes e sedativos, por isso, se ingerida durante o dia pode resultar em excesso de sonolência e relaxamento extremo. Portanto, recomenda-se que o chá não seja consumido mais do que 3 vezes ao dia.
Principais dúvidas sobre o Chá de Mulungu
Chá de mulungu emagrece?
Até o momento, não há evidências científicas que comprovem que o chá de mulungu ajuda a emagrecer. Contudo, a bebida reduz o inchaço provocado pela retenção de líquido através da urina. Ou seja, o mulungu possui efeitos indiretos que contribuem com a perda de peso saudável. Contudo, o excesso de chá de mulungu pode causar desidratação. Portanto, evite consumir mais de três xícaras por dia.
Qual é o melhor horário para tomar chá de mulungu
Nesse sentido, não existe uma recomendação específica, já que cada pessoa possui uma rotina específica. Porém, para a maioria das pessoas, o chá de mulungu é mais benéfico durante a noite, pouco tempo antes de dormir, já que produz efeitos sedativos, relaxantes e que contribuem com o sono de qualidade.
Por outro lado, a ingestão também pode ser durante o dia, se a finalidade for cuidar da saúde mental e reduzir os sintomas da depressão e da ansiedade. Nesses casos, vale reforçar que a sonolência é um dos principais efeitos do chá, fator que pode impactar na produtividade e na execução de atividades.
Onde encontrar chá de mulungu?
A casca do mulungu está presente em feiras de bairro e nas lojas de produtos naturais.
Pode tomar chá de mulungu com camomila?
A camomila já produz efeitos calmantes, portanto, incluir o mulungu na bebida pode contribuir ainda mais com as noites de sono e na sensação de relaxamento. Para preparar o chá de mulungu com camomila, adicione 1 ou 2 colheres de sopa de casca de mulungu e algumas flores de camomila em uma xícara de água quente. Em seguida, deixe a mistura descansar por cerca de 10 minutos antes de coar e beber.
Quem toma antidepressivo pode tomar chá de mulungu?
Medicamentos antidepressivos já possuem efeitos de sedação, por isso, quem já toma esses remédios deve evitar o chá de mulungu, já que a combinação entre os dois pode causar queda na pressão e, consequentemente, hipotensão. Essa condição acontece quando ocorre quando a pressão arterial cai a ponto de provocar sintomas como tonturas e desmaio.
Programas Vitat