Dicas de como usar chá de hibisco para emagrecer

Alimentação Bem-estar
11 de Junho, 2020
Dicas de como usar chá de hibisco para emagrecer

Quando o assunto é bebidas que auxiliam a perder peso, o chá de hibisco é sempre um dos mais citados. Mas, será que dá mesmo para usar o chá de hibisco para emagrecer?

A bebida é uma grande aliada para quem está de dieta porque é capaz de reduzir a adipogênese. Este processo consiste na maturação celular no qual as células pré-adipócitas se convertem em adipócitos maduros. Quanto mais adipócitos, mais gordura no corpo.

Alguns estudos sugerem uma interferência na digestão e absorção de carboidratos da dieta, o que pode auxiliar no controle do peso corporal. 

Também, seu benefício mais conhecido é o diurético. Muito rico em antioxidantes, o chá de hibisco pode proteger a saúde de doenças e da inflamação. Alguns estudos sugerem uma interferência na digestão e absorção de carboidratos da dieta, o que pode auxiliar no controle do peso corporal. Além disso, conta com diversas substâncias antioxidantes, como os flavonoides, especialmente as antocianinas, que possuem efeito cardioprotetor, vasodilatador e contribuem para evitar o acúmulo de gorduras.

A inflamação é uma das respostas do corpo aos radicais livres. No entanto, os antioxidantes funcionam protegendo células e tecidos.

Como preparar chá de hibisco para emagrecer

O chá de hibisco age como um verdadeiro relaxante, absolutamente natural – e, o melhor: barato e acessível. Basta preparar seu chá e tirar um momento para curtir a calma e a paz. 

Ponha 200 ml de água no fogo, mas não deixe ferver completamente. Tire do fogo assim que começar a fervura. Adicione 1 col. (sopa) do hibisco. Deixe em infusão em vasilha tampada por 10 minutos.

Para melhores resultados você pode acrescentar ao chá uma colher de sopa de gengibre ralado. Pode também potencializar a ação do chá com canela ou com cavalinha (estes ingredientes adicionais são termogênicos, e aceleram o seu metabolismo. Ou seja, ajudam no seu gasto calórico ainda mais).

Leia também: Chás para começar o dia com energia e disposição

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Remada baixa
Bem-estar Movimento

Remada baixa: para que serve e como fazer?

Comum em treinamento de força, o exercício fortalece os músculos das costas, como o dorso e trapézio

elevação pélvica
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica: como fazer, benefícios e substituições

A elevação de quadril, também chamada de hip thrust ou elevação pélvica, é o ótima para trabalhar glúteos e pernas

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela