Chá de hibisco diurético: saiba mais sobre a bebida

Alimentação Bem-estar
07 de Março, 2022
Chá de hibisco diurético: saiba mais sobre a bebida

Quem está tentando emagrecer já pode ter apostado no consumo de chás detox para ajudar no processo. Menos conhecidos, mas muito eficazes, os chás diuréticos também são saudáveis e auxiliam na perda de peso. Um dos mais populares é o chá de hibisco diurético. Mas, como a bebida funciona no organismo?

Antes de mais nada, você sabe o que são os alimentos diuréticos?  Eles ajudam o corpo a se livrar do excesso de líquidos, principalmente água, e do sal, cujo principal efeito é inchaço no abdômen e nos membros inferiores. Assim, eles atuam estimulando os rins a liberar sódio na urina, proporcionando alívio da retenção de líquidos, pressão alta e outras condições. 

Vários fatores podem causar retenção líquida, incluindo alimentação rica em sódio, alterações hormonais e sedentarismo. Mas, a boa notícia é que algumas frutas, verduras e legumes ajudam o bom funcionamento dos rins, facilitando a filtragem realizada pelo órgão, limpando as toxinas do organismo através da urina. 

Dessa maneira, o chá de hibisco diurético é uma forma natural de desinchar. Consequentemente, diminui medidas.

Chá de hibisco e como pode ajudar na dieta

O chá de hibisco tem efeito diurético, por isso é um aliado para evitar a retenção de líquidos. Estudos observaram que o flavonoide quercetina presente na bebida é um dos nutrientes que ajuda a proporcionar esta ação.

Contudo, nenhum alimento tem o poder de fazer o corpo emagrecer de maneira isolada. Ou seja, para perder peso de fato é preciso que exista déficit calórico, que é nada menos do que consumir menos calorias do que se gasta. 

Receita de chá de hibisco diurético

Ingredientes

  • 3 flores de hibisco
  • 1 pedacinho de pau de canela
  • Suco de ½ limão
  • 200 ml de água

Modo de preparo

Ferva 200 ml de água, retire do fogo e inclua o hibisco e a canela. Tampe o recipiente e deixe em infusão por cerca de 15 minutos. Em seguida, coloque o suco de limão, misture e pronto.

Leia também: 5 frutas que você pode comer na dieta low carb

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!