Chá de gengibre com leite: quentinho, ele promete acelerar o metabolismo e ajudar a emagrecer

10 de maio, 2022

É só as temperaturas baixarem, que você corre para preparar um capuccino ou um chocolate quente? Realmente, as duas bebidas são deliciosas e perfeitas para os dias frios, mas dependendo dos ingredientes escolhidos, elas podem atrapalhar a perda de peso (para quem tem esse objetivo, é claro). Por isso, apostar em alternativas saudáveis pode ser a melhor opção! Se você já cansou do golden milk e do chai latte, talvez seja a hora de experimentar o chá de gengibre com leite! Saiba mais:

Benefícios do chá de gengibre com leite

Gengibre é termogênico

O que significa que ele ajuda a elevar a temperatura corporal, o que, além de “esquentar” o corpo, faz com que o metabolismo funcione de forma mais “acelerada” e queime até mais calorias — mesmo que em repouso! Por isso, quando combinado com uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física, ele pode ser um grande aliado do emagrecimento.

Múltipla ação

Além disso, a raiz possui propriedades bactericida, fungicida e anti-inflamatória. Boa, então, para fazer parte de momentos de resfriados e gripes. Mas, bônus: ajuda a prevenir gastrite e úlceras, pois atua contra a bactéria H. pylori, uma das principais causas desses problemas.

O leite oferece boas doses de proteína

Seu principal componente é a proteína, o que garante o poder saciante da bebida. Também é rico em cálcio, gorduras naturais e vitaminas A, E, K e D. Melhora a flora intestinal, ajuda na prevenção de osteoporose e controla níveis de pressão arterial.

Leia também: Chá para refluxo: benefícios e como preparar

Como fazer chá de gengibre com leite

Ingredientes:

  • Um pedaço pequeno de gengibre (in natura);
  • Um copo de leite quente;
  • 1 col (chá) de mel orgânico (opcional).

Modo de preparo:

Primeiramente, pique a raiz em pedaços bem pequenos e misture no leite. Então, mexa até amornar e adoce com o mel (se fizer isso com o líquido quente demais, a temperatura pode alterar as propriedades do mel). Coe e beba em seguida.

Chá de gengibre com leite: poréns

É sempre bom consultar o seu médico antes de ingerir a bebida. Isso porque o gengibre, o leite ou o mel podem ser contraindicados para grupos específicos. Além disso, é sempre válido lembrar: um alimento ou receita não é capaz de promover a perda de peso por si só: o emagrecimento engloba uma série de fatores e hábitos.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.