Chá de alface: Benefícios e como fazer
A alface é uma das folhas mais populares ao redor do mundo e é mais comumente usada no preparo de saladas. Porém, também pode originar uma bebida nutritiva, cheia de vitaminas e com efeitos calmantes: o chá de alface.
A verdura é rica em vitaminas, especialmente a vitamina C e a A. Ainda, é fonte de minerais, como ferro e magnésio, ambos essenciais.
Benefícios do chá de alface
Imunidade fortalecida
A alface é uma folha de sabor suave e altamente nutritiva. Entre suas múltiplas propriedades, a abundância de vitamina C contida nela é uma das que mais chama atenção. Por isso, beber o chá de alface pode ajudar a fortalecer a imunidade.
Ainda, sua ação anti-inflamatória evita o estresse oxidativo, processo inflamatório causado pela ação de radicais livres. Em resumo, o estresse oxidativo é o responsável pelo desenvolvimento de doenças crônicas como o Alzheimer e certos tipos de câncer.
Leia também: 5 motivos para tomar chá todos os dias
Estômago saudável
Por se alcalina, a folha não tende a irritar o estômago e o chá pode ser excelente para quem tem problemas no estômago, como a gastrite, pois pode ajudar no controle da acidez do órgão.
Ossos fortes
Alface é rica em diversos minerais, como magnésio, potássio, zinco, bem como cálcio. Dessa forma, especialmente devido à abundância em cálcio, o chá de alface pode beneficiar a saúde óssea, garantindo a densidade dos ossos e evitando problemas como a osteoporose.
Sono regulado
Além de vitaminas e minerais, a bebida também possui lactupirina e lactucina, duas substâncias consideradas calmantes. Por isso, ajuda na regulação do sono, além de ajudar a controlar sintomas de ansiedade e do estresse.
Leia mais: Chás que ajudam a dormir: As melhores opções