Chá de casca de cacau: benefícios e como preparar

Alimentação Bem-estar
15 de Março, 2022
Chá de casca de cacau: benefícios e como preparar

Aproveitar a polpa e a casca de frutas não só evita desperdícios, mas também traz benefícios para a saúde. O chá de casca de cacau, por exemplo, é bem aromático, e a infusão do ingrediente é antioxidante e anti-inflamatória. Além dessas vantagens, o chá também é termogênico e pode ser um grande aliado nas dietas!

A casca de cacau é diurética, e por ter cafeína, é energizante. O chá de casca de cacau também é uma alternativa para quem gosta de chocolate, mas quer reduzir o consumo, já que seu cheiro é como o do doce. Dessa forma, a casca de cacau pode ser encontrada em casas e empórios naturais.

Leia também: Chá de casca de manga: benefícios e como fazer

O Brasil é o sétimo maior produtor de cacau no mundo, e em 2021, uma estimativa da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) mostrou que a produção da fruta pode crescer 60 mil toneladas em até quatro anos. Por isso, utilizar toda a sua composição se torna mais do que necessário.

A casca do cacau pode ser usada de diversas formas e, além do chá, também serve como adubo. Na cozinha, a melhor opção é agregar essa parte da fruta nas bebidas, mas por ser energizante, evite o consumo do chá perto do horário de dormir. Veja como fazer:

  • Um litro de água;
  • 3 colheres de sopa de casca de cacau.

Modo de preparo:

Ferva a água e em seguida, desligue o fogo. Acrescente as cascas de cacau e abafe de 10 a 15 minutos. Coe o chá e beba em seguida.

Dica útil: Se você mora perto de algum produtor, busque as cascas diretamente com ele. Normalmente, essa parte da fruta é desprezada e pode ser uma forma mais natural e barata de aderir ao chá.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra