Cascas de frutas: opções de receitas para evitar o desperdício
Responda rapidamente: ao preparar saldada de frutas, você joga todas as cascas no lixo? Com certeza a maioria das pessoas respondeu que sim. Essa prática, infelizmente, ainda é comum na nossa sociedade, mas saiba que usar as cascas de frutas é aproveitar ao máximo as propriedades nutricionais dos alimentos. Isso porque elas podem chegar a ter até 40 vezes mais nutrientes do que a própria polpa.
Leia mais: Desperdício de alimentos: como evitar?
Cascas de frutas podem ajudar a emagrecer
Se você ficou surpreso com essa notícia, se prepare para outra melhor ainda: consumir as cascas de frutas pode ajudar a emagrecer. De acordo com nutricionistas, isso ocorre porque, além de vitaminas, as casas são ricas em fibras, que é fundamental para quem quer perder peso. Elas sãso responsáveis por aumentar a saciedade e retardar o esvaziamento gástrico, diminuindo a fome e agindo diretamente no trânsito intestinal.
Além disso, as casas possuem baixo índice glicêmico, o que significa que a absorção de açúcar pelo nosso organismo é mais lenta e a seansação de saciedade dura por mais tempo, evitando, também, o estoque de gordura no corpo.
Sem perder nutrientes
Na hora de consumir uma fruta, por exemplo, o ideal é ingerir a polpa e a casca. Isso porque as duas partes possuem concentrações de nutrientes diferentes, mas que se completam. No entanto, nem sempre é possível consumir todas as cascas. No caso do abacaxi, por exemplo, o reaproveitamento é feito em forma de sucos.
A limpeza também é necessária para diminuir a quantidade agrotóxicos que podem entrar em maior quantidade nas cascas. A dica, então, é lavar em água corrente, colocar de molho por 15 minutos com hipoclorito de sódio (uma colher de produto para cadfa litro de água ou verificar recomendação do fabricante) e enxaguar novamente com água corrente. Feito isso, é hora de pegar as cascas e preparar receitas deliciosas.
3 formas de reutilizar as cascas de frutas
- Retire o miolo das frutas cítricas, como laranja e limão, pore exemplo. Então, deixe as cascas secarem durante três noites, até ficarem bem murchas. Coloque-as no liquidificador e bata até virar um pó para usar em pratos salgados e doces.
- Coloque a casca do melão, picada, junto ao feijão quando estiver cozinhando-o. O alimento ficará com a mesma consistência de uma batata.
- Sorvete crocante: coloque a casca da manga para assar durante 15 minutos. Ela ficará durinha, então coloque o sorvete por cima e sirva.
Receitas com cascas de frutas
Bolo de casca de laranja
Ingredientes
- 2 laranjas com casca
- 1 xícara de chá de óleo
- 4 ovos
- 2 xícara de chá de açúcar
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 colher fe sopa de castanha do pará triturada
- 1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de preparo
Primeiramente, higienize a laranja e corte-a em 4 gomos, retirando a parte branca do miolo e as sementes aparentes. Em seguida, bata no liquidificador a laranja, o óleo, as gemas e o açúcar. Em uma vasilha, acrescente a farinha misturada com fermento e incorpore as claras em neve. Depois, despeje a massa na forma untada e leve para assar por cerca de 25 minutos em forno preaquecido a 180°. Por fim, decore com as rapas de limão e castanhas e sirva.
Maria mole com casca de abacaxi
Ingredientes
- 1 embalagem de gelatina incolor e sem sabor
- 5 claras
- 8 colheres de sopa de adoçante culinário
- 1 xícara de chá de suco de casca de abacaxi
- 1 embalagem de coco ralado sem adição de açúcares para decorar
Modo de preparo
Para preparar o suco, bata no liquidificador uma fatia de casca de abacaxi com 200 ml de água. Em seguida, coloque-a em uma panela. Então, leve ao fogo e mexa até ferver. Retire do fogo e adicione a gelatina. Em seguida, reserve. Bata na batedeira as claras em ponto de neve e adicione o adoçante. Então, continue batendo e, em seguida, acrescente o suco e bata novamente por aproximadamente por 2 minutos ou até esfriar. Despeje em uma forma untada e leve para gelar por cerca de 3 horas. Em seguida, jogo o coco ralado por cima da maria-mole e sirva ainda gelado.
Referência: Revista Dieta Já, edição 247.