Desperdício de alimentos: como evitar?

Alimentação Bem-estar
29 de Setembro, 2023
Desperdício de alimentos: como evitar?

O desperdício de alimentos é o ato de jogar fora ou descartar alimentos que ainda estão em condições adequadas para o consumo humano. Isso pode ocorrer em várias etapas da cadeia alimentar, desde a produção e colheita até a distribuição, venda, preparação e consumo. O desperdício de alimentos é um problema global significativo com várias consequências negativas, incluindo econômicas, ambientais e sociais, por exemplo.

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, porém enfrenta o desafio de desperdiçar cerca de 30% de sua produção, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesse sentido, reduzir o desperdício de alimentos é uma maneira importante de economizar dinheiro, recursos naturais e contribuir para a sustentabilidade ambiental. Veja, então, algumas dicas que você pode seguir para ajudar a minimizar o desperdício de alimentos em sua vida cotidiana.

Leia mais: Sem desperdício: suco, assado, torta e outras receitas com casca de chuchu!

Dicas para reduzir o desperdício de alimentos

Planeje suas refeições

Antes de mais nada, faça um plano de refeições semanal para evitar comprar mais alimentos do que você pode consumir. Verifique o que você já tem em casa antes de fazer compras para evitar duplicatas. Além disso, faça uma lista de compras com base no seu plano de refeições para evitar compras impulsivas. Concentre-se em comprar itens frescos e perecíveis em menor quantidade.

Armazenamento adequado

Armazene alimentos perecíveis, como frutas, legumes e laticínios, na geladeira para prolongar sua vida útil. Utilize recipientes herméticos para armazenar sobras de comida e ingredientes secos.

Além disso, entenda a diferença entre datas de validade “vencimento” e “melhor antes de”. Então, use-as como guia, mas saiba que os alimentos podem ser seguros para consumo após essas datas. De todo modo, use alimentos antes de estragar e priorize consumir aqueles que estejam prestes a vencer ou que tenham aparência enrugada antes dos mais frescos.

Reutilizar sobras é uma forma de evitar o desperdício de alimentos

Transforme sobras em novas refeições, como usar vegetais em uma omelete ou fazer caldos com restos de carne e ossos, por exemplo. Além disso, aproveite as cascas e talos. Muitas vezes, as cascas de frutas e vegetais podem ser comestíveis e nutritivas. Lave-as bem e utilize-as em receitas.

Por fim, não esqueça de servir porções apropriadas para evitar sobras. Se necessário, reduza as receitas ou congele porções extras para o futuro.

Compostagem

Se você não conseguir evitar completamente o desperdício de alimentos, considere a compostagem de resíduos orgânicos para reduzir o impacto ambiental. Além disso, se você tem alimentos não perecíveis ou produtos frescos em excesso que não conseguirá consumir, doe para bancos de alimentos locais ou instituições de caridade.

Seja criativo na cozinha

Aprenda a usar ingredientes incomuns ou improváveis em suas receitas para evitar o desperdício.
Pequenas mudanças em seus hábitos alimentares e de compra podem fazer uma grande diferença na redução do desperdício de alimentos. Lembre-se de que cada esforço conta, e o impacto positivo cumulativo pode ser significativo quando muitas pessoas adotam essas práticas.

Dicas para evitar o desperdício de alimentos: descongelamento

Os alimentos crus que foram descongelados podem ser congelados novamente se forem cozidos antes.
Por exemplo: uma carne crua que foi descongelada pode ser cozida e depois de preparada, congelada novamente em porções para ser utilizado em outros dias.

Quando o pedaço de carne descongelado é grande demais para a próxima refeição, você deve preparar (cozinhar ou assar) tudo, separar o que iria sobrar e congelar esta parte ainda sem temperos. Certifique-se de congelar em porções, uma vez que só deve-se descongelar o que for consumir no dia.

Referências: Pastoral da Criança

Alimentação e Movimento
Uma alimentação equilibrada pode potencializar os resultados do seu treino! Assine o Clube Vitat Cuida e garanta descontos exclusivos em consultas com nutricionistas, farmácias, exames laboratoriais e manipulados.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

mulher fazendo um exercício de ombros no aparelho da academia
Bem-estar Movimento

A ordem dos exercícios no treino importa? Personal explica

Trocar a ordem dos exercícios durante o treino de vez em quando pode até não fazer diferença, mas fazer isso com frequência pode impactar os resultados

Suchá detox
Alimentação Bem-estar

Suchá detox de verão: nutricionista ensina 2 receitas para desinchar

Veja receitas com melão, abacaxi, gengibre e hortelã, além de seus benefícios

Afundo ou passada
Bem-estar Movimento

Afundo ou passada: qual é o melhor exercício para os glúteos?

Ambos os exercícios podem trazer benefícios para os membros inferiores