Casca de maracujá: Benefícios e como utilizar
A casca de maracujá é rica em vitaminas, principalmente a vitamina C, e fibras. Ainda, pode ser usada de diversas maneiras – como chá, farinha, em sucos e mais.
Benefícios da casca de maracujá
Ajuda na digestão
A polpa do maracujá é rica em fibras, o que não é diferente no caso de sua casca. Por isso, pode facilitar a digestão, favorecendo o trânsito intestinal e, consequentemente, prevenindo a constipação (prisão de ventre).
Protege a saúde do coração
A presença de pectina na casca de maracujá favorece a saúde cardiovascular. A pectina é uma fibra solúvel que auxilia no controle da pressão arterial e do colesterol.
Fortalece a imunidade
O maracujá é uma das frutas mais ricas em vitamina C. Grande parte dessa vitamina se concentra sua casca. Portanto, incluí-la na alimentação pode ajudar a prevenir doenças inflamatórias.
Leia também: Alimentos com mais vitamina C que a laranja
Combate o estresse e a insônia
A casca da fruta, assim como a polpa, é naturalmente calmante. Portanto, ela ajuda a combater sintomas de estresse, ansiedade, depressão e auxilia no sono – prevenindo a insônia.
Pode ajudar no emagrecimento
As fibras ajudam no trânsito intestinal e também promovem uma maior e mais prolongada sensação de saciedade, o que facilita o controle do apetite.
Glicemia sob controle
É também devido à abundância em fibras que a casca ajuda no controle da glicemia, ou seja, do nível de açúcar no sangue. Isso é especialmente benéfico para pacientes de diabetes, uma vez que o consumo da casca ajuda a evitar picos de glicose.
Leia mais: As melhores frutas para quem tem diabetes
Como usar a casca de maracujá
- No preparo da farinha de maracujá
- Chás e sucos
- Vitaminas e smoothies
- Geleia
Leia também: Chá de casca de abacaxi: Benefícios e como preparar