Casca de maracujá: Benefícios e como utilizar

Alimentação Bem-estar
18 de Setembro, 2020
Casca de maracujá: Benefícios e como utilizar

A casca de maracujá é rica em vitaminas, principalmente a vitamina C, e fibras. Ainda, pode ser usada de diversas maneiras – como chá, farinha, em sucos e mais.

Benefícios da casca de maracujá

Ajuda na digestão

A polpa do maracujá é rica em fibras, o que não é diferente no caso de sua casca. Por isso, pode facilitar a digestão, favorecendo o trânsito intestinal e, consequentemente, prevenindo a constipação (prisão de ventre).

Protege a saúde do coração

A presença de pectina na casca de maracujá favorece a saúde cardiovascular. A pectina é uma fibra solúvel que auxilia no controle da pressão arterial e do colesterol.

Fortalece a imunidade

O maracujá é uma das frutas mais ricas em vitamina C. Grande parte dessa vitamina se concentra sua casca. Portanto, incluí-la na alimentação pode ajudar a prevenir doenças inflamatórias.

Leia também: Alimentos com mais vitamina C que a laranja

Combate o estresse e a insônia

A casca da fruta, assim como a polpa, é naturalmente calmante. Portanto, ela ajuda a combater sintomas de estresse, ansiedade, depressão e auxilia no sono – prevenindo a insônia.

Pode ajudar no emagrecimento

As fibras ajudam no trânsito intestinal e também promovem uma maior e mais prolongada sensação de saciedade, o que facilita o controle do apetite.

Glicemia sob controle

É também devido à abundância em fibras que a casca ajuda no controle da glicemia, ou seja, do nível de açúcar no sangue. Isso é especialmente benéfico para pacientes de diabetes, uma vez que o consumo da casca ajuda a evitar picos de glicose.

Leia mais: As melhores frutas para quem tem diabetes

Como usar a casca de maracujá

Leia também: Chá de casca de abacaxi: Benefícios e como preparar

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra