Cardápio de café da manhã: 7 opções para cada dia da semana

Alimentação Bem-estar
14 de Dezembro, 2022
Cardápio de café da manhã: 7 opções para cada dia da semana

Há quem ame seguir a rotina e não se importe em repetir as mesmas refeições com frequência. Mas se você é do time que prefere variar e testar novas formas de preparo, vale conferir este cardápio de café da manhã com sete opções diferentes para cada dia da semana. Práticas, simples, saudáveis e saborosas, tais receitas podem dar um “up” no seu começo de dia e tirar a refeição da mesmice.

Cardápio de café da manhã – Segunda-feira: Tapiovo

tapiovo

Nada melhor do que começar a semana com uma opção de café da manhã completa, que garante o aporte necessário de proteínas e carboidratos para iniciar o dia com bastante energia.

Para preparar, basta colocar 3 colheres de sopa de tapioca em uma frigideira. Depois, coloque o ovo por cima, em fogo baixo, e tampe até cozinhar. Em seguida, vire a tapioca e recheie com o que preferir, por exemplo: uma fatia de queijo, um pouco de cottage ou ricota.

Além disso, você pode complementar a sua refeição com alguma fruta, por exemplo, uvas ou morangos, e café.

Terça-feira: Panqueca de banana

cardápio de café da manhã

Para quem é fã de um prato doce, a panqueca de banana é uma ótima pedida. 

Primeiramente, corte uma banana ao meio. Reserve uma metade e amasse a outra. Misture, então, 3 colheres de sopa de aveia em flocos finos, a parte amassada da banana e um ovo. Se quiser deixar a receita mais proteica, é possível colocar um pouco de Whey na massa também ou fazer uma calda com a proteína em pó para despejar por cima.

Logo após, basta colocar a mistura em uma frigideira, tampar e esperar cozinhar a massa. Em seguida, vire a panqueca e coloque a outra metade da banana picada por cima. Você também pode despejar um fio de mel, investir em geleias sem açúcar ou passar pasta de amendoim.

Cardápio de café da manhã – Quarta-feira: Mingau proteico

mingau proteico

Uma ótima forma de variar o cardápio de café da manhã de maneira prática é por meio da preparação de outras receitas, mas que levam ingredientes semelhantes. O mingau proteico, por exemplo, é bastante parecido com a panqueca.

Para prepará-lo, basta misturar 3 colheres de sopa de aveia, um pouco de leite da sua preferência e metade de uma banana amassada. Leve em fogo baixo e misture. Aqui, você também pode adicionar um pouco de Whey Protein. Misture a massa até ficar na consistência desejada. Por fim, adicione os toppings que preferir: frutas, canela, mel, etc.

Quinta-feira: Pão com ovos mexidos e fruta

cardápio de café da manhã

É claro que o bom e velho ovo mexido não poderia ficar de fora desse cardápio de café da manhã. Para aqueles dias mais preguiçosos ou que você deseja uma opção mais básica, vale a pena investir na combinação que não tem erro: pão com ovo.

Além disso, adicione alguma fruta para deixar sua refeição ainda mais nutritiva e completa.

Sexta-feira: Crepioca

crepioca

A crepioca é uma “amiga-irmã” do tapiovo. Isso porque basta misturar duas ou três colheres de sopa de tapioca com um ovo e adicionar um pouquinho de água. Depois, leve a massa para a frigideira, tampe e cozinhe dos dois lados. O recheio fica por sua conta. Pode ser queijo, cottage ou ricota, além de tomate e orégano. Outra opção é adicionar ingredientes doces, como pasta de amendoim, banana, geleia, etc.

Cardápio de café da manhã – Sábado: Avocado toast

cardápio de café da manhã

A chegada do final de semana merece um café da manhã à altura, certo?
Por isso, vale investir em um avocado toast. A preparação é extremamente apetitosa e, apesar de parecer requintada, é bastante simples de ser feita.

Em uma panela, coloque água para ferver e adicione um pouco de vinagre. Depois, quebre um ovo em um recipiente e, com muita delicadeza, coloque no centro da panela com a água já fervendo. Deixe por aproximadamente 4 minutos se gostar de gema mole, ou 7 minutos, se desejar gema mais firme e cozida. Em seguida, retire com uma escumadeira e reserve. 

Logo após, em uma frigideira, coloque um pouco de azeite e toste uma fatia de pão integral dos dois lados até ficarem dourados e crocantes. Para fazer a pasta de abacate, retire a polpa e amasse bem com a ajuda de um um garfo. Coloque uma pitada de sal e, se necessário, um fio de azeite. Para montar, em um prato, coloque o pão, a pasta de abacate e o ovo por cima. Por fim, despeje um fio de azeite e sirva a seguir.

Domingo: Pão de queijo de ricota e chia

cardápio de café da manhã

Domingo é dia de relaxar e aproveitar momentos bons com pessoas queridas. Talvez se esse dia tivesse um cheiro seria o de pão de queijo fresquinho saindo do forno, não é mesmo?

Mas em vez de comprar opções industrializadas e nada saudáveis, que tal juntar a família e preparar um pão de queijo de ricota e chia?

Para isso, misture duas colheres de sopa de creme de ricota, uma xícara de chá de polvilho azedo, ½ xícara de chá de queijo ricota, 90 gramas de iogurte tradicional e uma colher de sopa de semente de chia em um recipiente até formar uma massa bem macia e que não grude na mão. Se necessário acrescente polvilho para deixá-la menos grudenta.

Forme as bolinhas e leve ao forno preaquecido a 180 ºC. Por fim, observe o crescimento da massa e retire quando ficar dourado.

Leia também: O que comer no café da manhã? Melhores opções para cada objetivo

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva